Câmara Municipal reforça apoio às Festas do Senhor Santo Cristo

02 Maio 2018
Carmen Costa

A Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres 2018 assinaram, esta tarde, o protocolo de cooperação que prevê o apoio financeiro da autarquia de 40 mil euros, bem como a concessão do Direito do Terrado na área tradicional das Festas, o que corresponde a uma estimativa de proveitos na ordem dos 40 mil euros.
José Manuel Bolieiro justifica o aumento significativo do apoio financeiro à Irmandade com vista à organização das festas, considerando que as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres constituem o maior e mais importante acontecimento sócio religioso da cidade de Ponta Delgada e da própria Região Autónoma dos Açores, com significativo envolvimento da comunidade emigrante, cumprindo uma tradição local que conta já com mais de três séculos de existência ininterrupta.
Ademais, a comemoração do Feriado Municipal de Ponta Delgada tem lugar na Segunda-feira do Senhor Santo Cristo, no âmbito do programa festivo.
O Presidente ressalva, no entanto, que o aumento do apoio financeiro, que no ano passado foi de 27.500 euros, “é fruto de uma rigorosa gestão orçamental do Município ao longo dos últimos anos”.
O edil, na conferência de imprensa de assinatura do protocolo, lembrou que o apoio logístico também foi reforçado, nomeadamente no que diz respeito à segurança e ao trabalho de sensibilização junto dos empresários da restauração.
José Manuel Bolieiro tem sido defensor da ideia de potenciar a restauração instalada na cidade durante as festas. “É preciso criar uma maior relação entre a cidade e a realização das festas”, defendeu uma vez mais.
Neste sentido, lembrou, este ano a autarquia vai assegurar a iluminação festiva entre o Campo de São Francisco e as Portas do Mar, onde tem lugar a Feira Lar, Campo e Mar, “assumindo a ideia de continuidade das festas, envolvendo o centro da cidade e evitando que haja um hiato entre as Portas do Mar e o Campo de São Francisco”.
A concessão do Direito do Terrado na área tradicional das Festas, nomeadamente o Campo de São Francisco, também significa um importante apoio, pois corresponde a uma estimativa de proveitos na ordem dos 40 mil euros, no período compreendido entre os dias 4 de 12 de maio.
Com o reforço do apoio às festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, a Câmara Municipal pretende contribuir para a afirmação da maior festa da cidade como o principal evento âncora do turismo religioso em Ponta Delgada, em São Miguel e nos Açores.
O Provedor da Irmandade, Carlos Faria e Maia, congratulou-se com o apoio da autarquia indispensável para fazer jus à tradição, sobretudo numa altura em que “as dificuldades são cada vez maiores”.

“Medalha de Ouro do Município de Ponta Delgada” atribuída à Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres
Na Segunda-feira das Festas do Senhor Santo Cristo, Feriado Municipal,  a Câmara Municipal de Ponta Delgada vai atribuir a “Medalha de Ouro do Município de Ponta Delgada” à Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
A cerimónia vai ter lugar no Salão Nobre às 18h00 do dia 7 de maio, numa iniciativa do Comissão Municipal de Toponímia e Distinções Honorificas, presidida por José Andrade.
Visa reconhecer o caráter identitário da Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que se realiza anualmente em Ponta Delgada desde 1700, e constitui-se como a festa maior da Cidade, do Concelho, da Ilha e da Região, e a segunda maior celebração religiosa do nosso País, depois de Fátima, com projeção significativa junto das comunidades açorianas radicadas nos Estados Unidos da América e no Canadá.
Na génese da homenagem está também o facto de o Feriado Municipal de Ponta Delgada se encontrar associado à Segunda-feira do Senhor Santo Cristo dos Milagres, desde há cerca de 100 anos, como prova de reconhecimento pela importância local da celebração tradicional em honra do "Ecce Homo", efetivando-se especialmente a partir de 1946, com a comemoração do quarto centenário da cidade.
A proposta da Comissão Municipal de Toponímia teve também em consideração a  Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres, formalmente instituída em 1765, com a aprovação dos seus primeiros Estatutos, por iniciativa do comandante geral da ilha de São Miguel, sargento-mor António Borges Bettencourt, para tomar a seu cargo a organização anual da festa iniciada pela madre Teresa da Anunciada, assumir, desde então, a organização da festa exterior em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
Um relevante serviço prestado - desde há mais de 250 anos e modernamente sob a coordenação dos sucessivos provedores Duarte de Andrade Albuquerque Bettencourt, Albano Pereira da Ponte, José Tavares Carreiro, Albano Azevedo de Oliveira, Albano Gabriel da Ponte, João Bernardo de Oliveira Rodrigues, António Clemente Pereira da Costa Santos e Carlos Alberto da Costa Faria e Maia – que vai ser agora formalmente reconhecido pelo Município de Ponta Delgada.