Bolieiro homenageia descendentes de açorianos em Santa Catarina

19 Abril 2018

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada enalteceu, esta semana, a importância mútua da história comum entre o arquipélago dos Açores e a ilha de Santa Catarina, no Sul do Brasil, povoada por açorianos há 270 anos.
Falando na sua visita oficial à Casa dos Açores de Santa Catarina, realizada terça-feira na cidade de Florianópolis, José Manuel Bolieiro destacou o “orgulho dos atuais descendentes dos povoadores açorianos  na afirmação das suas raízes identitárias” e manifestou um “profundo reconhecimento, pessoal e institucional, pelo resgate da herança cultural que tem sido localmente desenvolvido por diferentes entidades”.
Por outro lado, prosseguiu, a preservação da identidade açoriana no Estado de Santa Catarina, com uma população de seis milhões de habitantes, “projeta e honra a açorianidade no mundo, dignificando e engrandecendo os Açores no outro lado do Atlântico”.
O presidente da Casa dos Açores de Santa Catarina, Sérgio Luiz Ferreira, acompanhado dos membros da sua direção, saudou José Manuel Bolieiro como sendo “o primeiro presidente de um município açoriano a visitar oficialmente esta instituição representativa”, desde a sua fundação em 1999.
Na receção ao chefe do executivo do maior município açoriano participaram anteriores presidentes da Casa dos Açores, como Carin Machado, e o diretor do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, Joi Clatison Alves.
No segundo e último dia do programa próprio da sua visita oficial a Florianópolis, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada encontrou-se também com a antiga Prefeita Municipal que assinou o acordo de geminação entre as duas cidades em 2003.
José Manuel Bolieiro e Angela Amin invocaram  assim os 15 anos das cidades-irmãs de Ponta Delgada e Florianópolis, congratulando-se com a crescente aproximação desenvolvida entre a maior cidade da Região Autónoma dos Açores e a capital do Estado de Santa Catarina.
O autarca açoriano participa agora no Congresso Internacional dos 270 Anos da Presença Açoriana em Santa Catarina, onde profere uma conferência sobre “Ponta Delgada no Presente e no Futuro”, a convite do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e da Academia Catarinense de Letras.
Entretanto, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada integrou igualmente a comitiva do Presidente do Governo dos Açores, a convite de Vasco Cordeiro, nos contactos institucionais com o Governador de Santa Catarina, o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e o Prefeito Municipal de Florianópolis.