Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Ponta Delgada presta homenagem a Antero de Quental

Ponta Delgada presta homenagem a Antero de Quental
18 Abril 2018
Carmen Costa

Hoje, Dia Municipal de Antero de Quental, a Câmara Municipal de Ponta Delgada associou-se à homenagem ao filósofo, que se apresenta como uma referência em Ponta Delgada, nos Açores e no país.
A cerimónia evocativa, promovida pela Associação dos Antigos Alunos do Liceu Antero de Quental, teve lugar esta tarde com a colocação de uma coroa de flores na estátua de Antero situada no jardim com o seu nome (também conhecido por Jardim do Colégio).
Por evocação da memória de Antero de Quental e da sua importância, a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver o compromisso de valorizar o seu legado e a associar-se a eventos que visam a valorização do seu pensamento literário e intelectual.
No evento desta tarde, o Município esteve representado pelo Presidente em Exercício, Humberto Melo.
Antero Tarquínio de Quental nasceu no seio de uma família ilustre em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, há 175 anos.
Poeta, filósofo e agitador político, foi considerado um dos grandes sonetistas da literatura portuguesa, tendo publicado a sua primeira obra, intitulada "Sonetos de Antero", em 1861.
Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, trabalhou numa tipografia, fundou o jornal "A República" e, com Eça de Queirós, Oliveira Martins e Ramalho Ortigão, organizou uma série de conferências democráticas conhecidas como "Cenáculo", no Casino Lisbonense, que acabou fechado por decreto real.
Todos os seus livros estão guardados na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada num móvel de madeira mandado construir de propósito instalado numa “ala mais reservada” do edifício.
Além de um jardim, localizado em frente à Biblioteca Pública, Antero de Quental dá nome a uma avenida e uma escola secundária em Ponta Delgada, cidade que identificou em 1932 com uma placa a casa onde nasceu o poeta, na rua do Castilho.
Antero de Quental está sepultado no Cemitério de São Joaquim, em Ponta Delgada.
Em 2016, foi criado o Dia Municipal de Antero de Quental na data do nascimento do poeta, a 18 de abril.