Bolieiro incentiva relações económicas entre os Açores e Santa Catarina

18 Abril 2018

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada afirmou que “é um orgulho para os Açores constatar o sucesso atual do Estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil, fundado por açorianos há 270 anos”.
José Manuel Bolieiro falava terça-feira, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), durante a sua visita oficial à cidade de Florianópolis.
O chefe do executivo camarário do maior município açoriano reuniu com o presidente da FIESC, Glauco Côrte, que representa mais de 50.000 indústrias, especialmente ligadas ao Turismo e às Novas Tecnologias, num Estado que regista atualmente a melhor qualidade de vida do Brasil.
José Manuel Bolieiro informou que o Município de Ponta Delgada “está disponível para colaborar no reforço das relações” entre a Região Autónoma dos Açores e o Estado de Santa Catarina, “considerando as cumplicidades do passado e as potencialidades do presente”.
“Ponta Delgada é o centro económico dos Açores”, explicou o responsável autárquico, “com reconhecido potencial para captar investimento externo, designadamente no âmbito das oportunidades ligadas à economia do mar”.
“Tenho procurado criar contextos facilitadores do investimento”, disse José Manuel Bolieiro, destacando o relativo sucesso económico da duas cidades-irmãs: “Florianópolis assume-se como cidade inovadora e Ponta Delgada afirma-se como Smart City”.
O protocolo de cooperação recentemente celebrado entre a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis foi referido pelo autarca açoriano como um exemplo de possível aproximação económica entre as ilhas de São Miguel e de Santa Catarina.
Depois da reunião na sede estadual da FIESC, onde conheceu o recém-criado Observatório de Inteligência Industrial, José Manuel Bolieiro deslocou-se ao Município de Palhoça para conhecer a Cidade Sustentável e Criativa de Pedra Branca.
O autarca açoriano reuniu com o presidente do conselho de administração deste empreendimento urbanístico de caráter inovador no Brasil, Valério Ramos Gomes, que se desenvolve em 250 hectares para cerca de 40.000 residentes.
No segundo dia da sua vista oficial à cidade de Florianópolis, o presidente da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Ponta Delgada manteve ainda um encontro de trabalho com o presidente da CASAN - Companhia de Água e Saneamento do Estado de Santa Catarina, Adriano Zanoto.
José Manuel Bolieiro inteirou-se das novas soluções adoptadas pela cidade-irmã de Ponta Delgada, com a apresentação do projeto de recuperação da qualidade da água que decorre na beira-mar de Florianópolis.