Ponta Delgada desenvolve cooperação com Imprensa de Santa Catarina

17 Abril 2018
Carmen Costa

A Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Associação Catarinense de Imprensa assinaram segunda-feira, em Florianópolis, um protocolo de cooperação que pretende reforçar a troca de conhecimento entre os Açores e a ilha de Santa Catarina, no Brasil.
A iniciativa marcou o início da visita oficial do presidente do maior município açoriano, José Manuel Bolieiro, à capital do Estado de Santa Catarina, para assinalar os 15 anos das cidades-irmãs de Ponta Delgada e Florianópolis.
O protocolo de cooperação agora assinado, numa iniciativa sem precedentes, formaliza a conjugação de esforços entre as duas entidades para a promoção da cultura açoriana e catarinense,  com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da memória e da comunicação entre o Município de Ponta Delgada e o Estado de Santa Catarina.
O presidente da Câmara Municipal, José Manuel Bolieiro, e o presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Ademir Arnon, comprometeram-se a realizar intercâmbio de conhecimento e a promover eventos de interesse comum nas áreas da Comunicação Social, Cultura, História, Tecnologia e Inovação.
O documento foi igualmente rubricado pelos presidentes do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Augusto César Zeferino, e da Academia Catarinense de Letras, Salomão Ribas Júnior, que promoveram uma sessão de boas-vindas em honra do responsável autárquico de Ponta Delgada, na sua sede conjunta da Casa José Boiteaux.
Estas duas instituições promovem esta semana, em Florianópolis, o Congresso Internacional dos 270 Anos da Presença Açoriana em Santa Catarina, que conta com a participação de José Manuel Bolieiro como orador convidado para proferir uma conferência sobre “Ponta Delgada no Presente e no Futuro”.
Depois da sessão de boas-vindas, o autarca açoriano visitou as obras em curso de recuperação e adaptação da antiga Casa da Câmara de Florianópolis para Museu da História da Cidade, acompanhado pelos coordenadores do congresso internacional, Luiz Nilton Corrêa e Lélia Pereira Nunes.
José Manuel Bolieiro visitou ainda o empreendimento turístico “Costão do Santinho”, onde foi obsequiado com um jantar em sua honra promovido pelo presidente do novo Movimento “Floripa Sustentável”, Fernando Marcontes.
Na sua deslocação oficial à Cidade de Florianópolis, o presidente de Ponta Delgada terá ainda oportunidade de reunir com os responsáveis da Câmara de Vereadores, Federação das Indústrias do Estado e Companhia de Água e Saneamento, para além de conhecer o projeto da Cidade Sustentável de Pedra Branca e visitar a Casa dos Açores de Santa Catarina.