Presidente de Ponta Delgada visita cidade-irmã de Florianópolis

13 Abril 2018
Carmen Costa

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada desloca-se ao Brasil, na próxima semana, para visitar a cidade-irmã de Florianópolis e participar no Congresso Internacional dos 270 Anos do Povoamento Açoriano de Santa Catarina.

José Manuel Bolieiro realiza a visita oficial a convite do Prefeito Municipal de Florianópolis e intervém no congresso internacional a convite do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e da Academia Catarinense de Letras.

A deslocação pretende assinalar e potenciar o 15.º aniversário do acordo de cidades-irmãs celebrado em 2003 entre a capital do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, e a maior cidade da Região Autónoma dos Açores, Ponta Delgada.

A visita oficial de José Manuel Bolieiro à cidade de Florianópolis decorre nos dias 16 e 17 de abril, incluindo contatos institucionais com o Prefeito Municipal e com o Presidente da Câmara de Vereadores, bem como encontros de trabalho com diferentes entidades locais de âmbito económico, ambiental e cultural.

O responsável autárquico promove sucessivas reuniões com os presidentes da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Companhia Catarinense de Água e Saneamento (CASAN), "Floripa Sustentável" e "Cidade Sustentável da Pedra Branca".

José Manuel Bolieiro visita igualmente a Casa dos Açores de Santa Catarina, o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, a Academia Catarinense de Letras e a Associação Catarinense de Imprensa.

No dia 19, José Manuel Bolieiro profere uma conferência sobre "Ponta Delgada no Presente e no Futuro", integrada no programa oficial do Congresso Internacional dos 270 Anos da Presença Açoriana em Santa Catarina, que decorre em Florianópolis dedicado às áreas do Mar, História, Património, Literatura e Identidade.

A partir do dia 18 de abril, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada integra a comitiva do Presidente do Governo dos Açores, a convite de Vasco Cordeiro, na sua visita oficial às comunidades açorianas e açor-descendentes dos Estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.