V Meia Maratona Juventude Ilha Verde realiza-se a 15 de abril e já tem 160 atletas inscritos

11 Abril 2018
Lubélia Duarte

O Clube Desportivo e Cultural Juventude Ilha Verde organiza no próximo domingo, 15 de abril, a partir das 10h30, a V Meia Maratona Juventude Ilha Verde, com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada e da Associação de Atletismo de São Miguel, entre outras entidades. A concentração será, como habitualmente, nas Portas da Cidade.
Estão inscritos, até ao momento, 160 participantes, entre os quais alguns vindos do continente e de outras ilhas, esperando-se que este número venha a aumentar até ao final da semana, como afirmou Paulo Costa, Presidente do Clube Desportivo e Cultural Juventude Ilha Verde, numa conferência de Imprensa realizada, esta quarta feira, para a apresentação da prova, e que contou com a presença do Vereador do Desporto, Pedro Furtado.
A organização, que através de Paulo Costa agradeceu o apoio da Câmara de Ponta Delgada e da Associação de Atletismo de São Miguel, sem os quais não seria possível a realização deste evento, estima que a V Meia Maratona Juventude Ilha Verde venha a ultrapassar os 200 participantes.
Trata-se de uma prova aberta à participação de atletas federados e populares de todos os escalões e de ambos os sexos, incluindo o desporto adaptado.
Com a partida, às 10h30, das Portas da Cidade e com fim no mesmo local, a prova terá o seguinte percurso: Portas da Cidade, Avenida Infante D. Henrique, Avenida Dr. João Bosco Mota Amaral, Avenida do Mar (retorno junto ao Forno da Cal). O percurso tem uma distância de 5.250 metros. A classificação será feita individualmente por escalões em ambos os sexos.
Integradas na prova, disputam-se as competições Mini Campeões (prova com 2.200 metros para os escalões de benjamins, infantis, iniciados e desporto adaptado), Caminhada (prova com 5.250 metros para todos os que queiram participar/confraternizar), Corrida dos Campeões (prova com 5.250 metros para os escalões de juvenis masculinos e femininos), Mini Maratona Ponta Delgada (prova com 10.500 metros destinada aos escalões de juniores, seniores e veteranos) e Meia Maratona (com 21.000 metros destinada aos escalões de juniores, seniores e veteranos).
As inscrições, com um valor de 5 euros, poderão ser feitas através do site da Associação de Atletismo de São Miguel (https://www.aatletismosmiguel.pt/) ou até meia hora antes do início da prova, nas Portas da Cidade.
Até ao momento, estão inscritos 19 clubes, nomeadamente Clube Juventude Ilha Verde, ACR Vale de Cambra, Juventude Vidigalense, Clube Desportivo Escolar de Água de Pau, Clube Desportivo Os Marienses, Clube Escolar dos Arrifes, Clube Desportivo Escola Os Fuzeiros, Clube Desportivo Escolar de Ginetes/Morcegos, Nordeste Jovem-Associação Juvenil do Concelho do Nordeste, Atlético Desportivo de São Pedro, Núcleo Sportinguista de S. Miguel, Clube Desportivo Operário Lagoa, Clube Desportivo Santa Clara, Aurora Social, Letsrunazores, NPA-TR Gonçalo Velho, Os Milhafres, GFD RUNNING e A&M.
O vencedor da IV edição, André Marques, estará presente na prova deste ano.
Durante a conferência de Imprensa, o Vereador Pedro Furtado afirmou que o “o desporto está na moda, o atletismo está na moda e isso se deve ao trabalho árduo dos nossos clubes”.
Pedro Furtado elogiou e deixou uma palavra de apreço ao Clube Desportivo e Cultural Juventude Ilha Verde, que estendeu à Associação de Atletismo de São Miguel, por “estar a promover Ponta Delgada, não apenas no que diz respeito ao desporto, mas também ao nível da promoção turística do nosso concelho”.
Disse ser uma honra para a Câmara estar associada a uma prova tão importante como a Meia Maratona Juventude Ilha Verde, considerando a mesma como um “importante veículo de promoção turística da cidade e do concelho”, que tem também contribuído para a enorme evolução desportiva em Ponta Delgada.
Pedro Furtado referiu, por outro lado, que, em 2017, a Autarquia apoiou, com um total de 200 mil euros (sem incluir o apoio logístico), e ao abrigo da Medida 5 do Regulamento Municipal do Desporto, vários eventos, incluindo a prova em questão, que também promove o desporto como forma de inclusão social.
Saliente-se, por último, que, devido à realização da Meia Maratona Juventude Ilha Verde, ficarão encerradas ao trânsito automóvel as principais artérias da cidade.