Câmara Municipal homenageia combatentes da I Grande Guerra

09 Abril 2018
Carmen Costa

A Câmara Municipal de Ponta Delgada prestou hoje, através da reposição da placa de identificação toponímica da Rua dos Combatentes da Grande Guerra, uma homenagem aos combatentes da Primeira Guerra Mundial.
Uma iniciativa que para José Manuel Bolieiro visou, ao mesmo tempo, “o resgate da memória daqueles que pereceram em benefício de um cumprimento patriótico e de paz, mas também que ajudaram e contribuíram para a nossa identidade enquanto povo”.
Na cerimónia, que teve lugar ao início da tarde de hoje, o edil deixou uma palavra de referência pelo “prestígio da nossa própria história” e reafirmou a atenção da autarquia de Ponta Delgada em, nos momentos históricos e nos lugares de referência da educação, através da Toponímia e da Comissão Municipal de Toponímia, resgatar os mais importantes acontecimentos históricos para as gerações do presente e para as vindouras e, assim, “projetar um futuro de respeito por termos contribuído de forma decisiva para a nossa identidade coletiva enquanto povo”.
O Presidente considerou ainda que, com a reposição desta placa, a Câmara Municipal está a contribuir para a valorização da zona do extremo poente da cidade em frente ao Forte de São Brás, outrora avenida litoral. “Se por um lado a evolução urbanística parece ter feito perder a evidência da avenida litoral e deste espaço, não é verdadeiro que a sua importância histórica tenha diminuído”, considerou José Manuel Bolieiro.
Esta iniciativa assinalou o centenário da participação de Portugal na Batalha de La Lys, a 9 de abril de 1918, durante a Primeira Grande Guerra Mundial, na região da Flandres Francesa, e insere-se nas comemorações do centenário do Armistício.
Contou, para além de diversas entidades civis e militares, com uma mensagem do presidente do Núcleo de Ponta Delgada da Liga dos Combatentes e com uma contextualização histórica pelo historiador Sérgio Rezendes.