Bolieiro recebe D. José Avelino Bettencourt

06 Abril 2018
Carmen Costa

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, vai receber esta segunda-feira, 9 de abril, em audiência de cumprimentos o novo Arcebispo e Núncio Apostólico D. José Avelino Bettencourt.
A audiência, que terá lugar nos Paços do Concelho, está agendada para as 16h00.
O monsenhor José Avelino Bettencourt, luso-canadiano nascido em São Jorge, nos Açores, foi, no início do ano, ordenado Arcebispo e  Núncio Apostólico pelo Papa Francisco. O religioso é embaixador do Papa na Geórgia e na Arménia.
De acordo com a agência Ecclesia, D. José Avelino Bettencourt, diplomata de carreira da Santa Sé, é natural dos Açores, tendo acompanhado a sua família que emigrou para o Canadá, onde foi ordenado padre em 1993, fazendo parte do presbitério de Otava.
O sacerdote frequentou a Academia Eclesiástica em Roma, tendo-se formado em Direito Canónico, e entrou no serviço diplomático da Santa Sé em 1999.
Depois de ter trabalhado na representação diplomática da Santa Sé na República Democrática do Congo, D. José Bettencourt passou à secção para as relações com os Estados, do Vaticano.
Em 2013, D. José Bettencourt foi condecorado pelo presidente Aníbal Cavaco Silva com a Comenda da Ordem Militar de Cristo; é cónego honorário da Sé de Angra (Açores) desde março de 2015.