Câmara Municipal apoia Bombeiros do Município

05 Abril 2018
Carmen Costa

A Câmara Municipal de Ponta Delgada formalizou a cooperação institucional que mantém com a Associação Humanitária dos Bombeiros de Ponta Delgada com a assinatura, ontem, do protocolo de cooperação anual que prevê um apoio no montante de 130 mil euros.
A verba destina-se ao pagamento dos custos inerentes aos seguros de acidentes pessoais dos bombeiros profissionais e voluntários e à comparticipação nos custos de execução e manutenção de atividades de interesse municipal promovidas pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada (AHBVPD), designadamente no domínio da saúde, proteção civil e segurança.
O protocolo prevê a liquidação do montante de 65.000,00 (sessenta e cinco mil euros) aquando da assinatura do protocolo, correspondente a 50% do apoio, sendo o valor remanescente processado em regime de duodécimos.
A cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Associação Humanitária dos Bombeiros de Ponta Delgada foi precedida por uma reunião entre o Executivo de José Manuel Bolieiro e a direção de Alberto Leça.
O Presidente da Câmara Municipal inteirou-se do “estado da arte” da associação humanitária, que, ainda, apresenta dificuldades financeiras, sendo que a sua direção, presidida por Alberto Leça, aponta a estabilidade das contas como o principal desígnio do seu mandato.
José Manuel Bolieiro louvou o vasto trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada em prol da sociedade civil, muito do qual resultado da prática de voluntariado quer por parte da direção, quer do comando.
“A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada tem de ser considerada o principal e melhor ativo do Serviço Regional de Proteção Civil, pela qualidade, quantidade, dimensão e até história”, defendeu o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, acrescentando ser necessário rever o estatuto do bombeiro voluntário nos Açores.
José Manuel Bolieiro, felicitando a associação pela iniciativa, demonstrou interesse em, no âmbito das políticas municipais de apoio à formação, colaborar com as atividades da recém-criada Escola de Infantes e Cadetes dos Bombeiros de Ponta Delgada.
O autarca também demonstrou disponibilidade em reforçar a parceria entre o Serviço Municipal de Proteção Civil e a AHBVPD, e em colaborar com medidas que visem a dignificação e a angariação de fundos para a associação.
O edil vincou, ainda, a ideia de manter e aperfeiçoar a parceria entre a Câmara Municipal e a AHBVPD, numa relação que, no seu entender, deve ser pautada pela prestação de serviços e criação de valor, e não pela dependência subsidiária.
Por seu turno, Alberto Leça congratulou-se com a disponibilidade manifestada e agradeceu a cooperação institucional do Município de Ponta Delgada.