Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Cidadãos são os primeiros embaixadores do Orçamento Participativo de Ponta Delgada

Cidadãos são os primeiros embaixadores do Orçamento Participativo de Ponta Delgada
04 Abril 2018
Lubélia Duarte

José Manuel Bolieiro abriu, oficialmente, esta terça feira, o primeiro Encontro de Participação Pública do Orçamento Participativo 2018/19, que se realizou na Covoada, tendo sublinhado o objetivo da iniciativa de cidadania deliberativa que a autarquia tem vindo a promover desde 2014: “Queremos com o Orçamento Participativo de Ponta Delgada, que tem caráter deliberativo, que todos os cidadãos sejam embaixadores para divulgar a participação de todos neste processo. Temos tido sucesso, mas queremos mais. Agora, vamos poder participar no Orçamento Participativo da Região e no Orçamento Participativo nacional”.
Nesse primeiro encontro, em que estiveram presentes 44 participantes, oriundos das freguesias de Covoada e Arrifes, o Presidente da Câmara Municipal manifestou “gratidão democrática” pela grande adesão registada e afirmou que o Orçamento Participativo existe para “nos habituarmos a reconhecer que a democracia é um poder do povo”.
“A cidadania faz-se com pessoas ativas na vontade de expressar as suas ideias, formular, com base nestas ideias, propostas, que depois são sujeitas a uma votação do povo. Isto ajuda a formarmos um sentido cívico de participação democrática. A democracia é uma vontade de participação plural, de ideias, de respeito e de vontade de cidadania. Essa é a principal função do Orçamento Participativo. Podemos conviver uns com os outros com lealdade e sem inimigos, porque pensamos de forma diferente algumas vezes” – considerou.
José Manuel Bolieiro agradeceu e reconheceu, ainda, publicamente a generosidade da equipa voluntária da Câmara que modera os encontros de participação do OP, considerando os mesmos “a extensão da nossa vontade política de cumprir o sentido de cidadania”.
O Presidente aproveitou a ocasião para lembrar que o Orçamento Participativo obedece a um regulamento para que as propostas apresentadas pelo povo possam ser realizadas pela Câmara, sem depender de outras entidades: os casos de cada proposta ter um limite de 75.000 euros e deverem ter um enquadramento de prioridades.
Do primeiro encontro de Participação Pública saíram cinco ideias que vão agora ser sujeitas a análise técnica.
O projeto com maior número de votos foi o que visa a requalificação da Rua Nossa Senhora da Ajuda, Covoada (20 votos), seguindo-se a construção de um Anfiteatro ao ar livre, Arrifes (18 votos), a recuperação do campo de futebol da Piedade Jovem e pista para skate/patins (17 votos), a requalificação do Largo do Coreto, Covoada (14 votos), e a requalificação da iluminação pública, Covoada (7 votos).

Próximos encontros de participação

O Orçamento Participativo de Ponta Delgada tem uma afetação anual mínima de 2,5% da despesa de capital do orçamento do Município, num mínimo de 250.000 euros.
Cada projeto tem valor máximo 75.000 euros, o que significa que poderão realizados, 3 ou mais projetos.
O próximo encontro de participação será amanhã, 5 de abril, pelas 20h00, no Salão Paroquial dos Ginetes, envolvendo, além da freguesia anfitriã, Mosteiros e Sete Cidades.
A 10 de abril, realiza-se o terceiro encontro. Será também às 20h00, no Salão Multiusos de São Pedro, envolvendo esta freguesia e a de São Sebastião.
Já a 11 de abril, no Centro Social e Paroquial da Ajuda, à mesma hora, será realizada mais um encontro. Este envolve a unidade territorial de participação composta por Ajuda da Bretanha, Pilar da Bretanha e Remédios.
A 13 de abril, juntam-se, no Complexo Sociocultural do Livramento, à hora habitual, os habitantes desta e da freguesia de São Roque.
A unidade territorial de participação, que abrange as freguesias de Fenais da Luz e São Vicente Ferreira, tem encontro marcado para 16 de abril, no Pavilhão Multiusos, à hora anteriormente anunciada.
Candelária, Feteiras e Relva compõem outra das 10 unidades territoriais de participação do OP de Ponta Delgada. O encontro de participação será a 18 de abril, na sede da Filarmónica Lira Nossa senhora da Estrela (Candelária), às 20h00.
Entretanto, a 19 de abril, também às 20h00, no Centro Social e Cultural da Casa do Povo da Fajã de Baixo, terá lugar o penúltimo encontro de participação (Fajã de Baixo e Fajã de Cima).
Capelas, Santa Bárbara e Santo António reúnem a 26 de abril. Será no Salão Paroquial de Santa Bárbara.
Finalmente, a 30 de abril, às 20h00, no Salão Paroquial de São José, terá lugar o último encontro de participação do OP 2018/2019 (freguesias de São José e Santa Clara).
Recorde-se que, independentemente, das freguesias onde se realizam, todos os cidadãos com idade a partir dos 16 anos, residentes, que estudem e trabalhem em Ponta Delgada podem participar nestes encontros para darem a sua ideia para o desenvolvimento do concelho.