Portas da Cidade e Arcadas de Ponta Delgada iluminadas a azul para assinalar o Dia Mundial do Autismo

02 Abril 2018
Lubélia Duarte

As Portas da Cidade e as Arcadas de Ponta Delgada, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, vão estar iluminadas a azul, com o propósito de sensibilizar os cidadãos para o autismo, que afeta, em média, 67 milhões de pessoas em todo o mundo.
Hoje assinala-se o Dia Mundial do Autismo e abril é o mês da sensibilização para o autismo.
Ao associar-se a esta iniciativa da Federação Portuguesa de Autismo e da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA – São Miguel e Santa Maria), Ponta Delgada passa a fazer parte do grupo de cidades mundiais em que mais de 200 monumentos internacionais serão iluminados de azul em abril.
A 2 de abril de 2018 a Federação Portuguesa de Autismo, a APPDA – São Miguel e Santa Maria e a comunidade mundial do autismo comemoram os 10 anos do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo proclamado pelas Nações Unidas.
As duas entidades juntam-se, na campanha internacional Acendam a Luz Azul, ao Autism Speaks, a maior organização dos Estados Unidos da América, e à Autism-Europe, que colabora na investigação científica no domínio do autismo e na defesa dos direitos e dos interesses das pessoas com autismo.
É no âmbito desta mesma campanha que vários monumentos importantes de todo o mundo iluminam-se de azul nos dois primeiros dias de abril ou durante todo o mês, como vai acontecer em Ponta Delgada, para alertar os cidadãos sobre essa perturbação neurobiológica complexa que afeta comunicação, comportamento e relações sociais.