Câmara de Ponta Delgada reforça apoio às festas do Senhor Santo Cristo

09 Março 2018
Carmen Costa

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por José Manuel Bolieiro, vai, este ano, reforçar o seu apoio à organização das festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
A edilidade tomou a decisão de propor em reunião de câmara um aumento significativo do apoio financeiro atribuído à Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres com vista à organização das festas, considerando a comemoração do feriado municipal (segunda-feira do Senhor Santo Cristo dos Milagres) no âmbito do programa festivo.
José Manuel Bolieiro também anunciou esta tarde, à saída da reunião geral de preparação do evento religioso,  que a Câmara Municipal vai assegurar o alargamento do recinto das festas até às Portas do Mar, através da adjudicação da iluminação decorativa da Avenida Infante D. Henrique, do Forte de São Brás até ao espaço da Feira Lar, Campo e Mar (promovida pela Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada nas Portas do Mar).
O alargamento do recinto da maior festa religiosa dos Açores vai permitir um maior envolvimento do centro histórico da cidade e exigir um empenhamento cada vez maior por parte de todas as entidades envolvidas na organização do evento. Está, assim, lançado o desafio para que, por exemplo, a restauração crie menus especiais e apelativos para os dias de festa.
Com o reforço do apoio às festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, a Câmara Municipal pretende contribuir para a afirmação da maior festa da cidade como o principal evento âncora do turismo religioso em Ponta Delgada, em São Miguel e nos Açores.
Para operacionalizar os preparativos das festas, foram criados dois grupos de trabalho, sendo que os mesmos vão reunir na próxima quinta-feira, 15 de março. No período da manhã reunirá o grupo de trabalho relacionado com a oferta alimentar e, no período da tarde, o grupo dedicado à segurança, licenciamento e gestão de trânsito.
Após os encontros da próxima semana, será, então, feita a apresentação pública de outras das principais mudanças e aperfeiçoamentos da edição deste ano das festas em honra do senhor Santo Cristo dos Milagres.
No encontro desta tarde estiveram representadas a Câmara Municipal de Ponta Delgada, Irmandade, Santuário, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Polícia Marítima, Polícia Municipal, Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, Delegação de Saúde, Inspeção Regional das Atividades Económicas, Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal  e Direção-Geral dos Portos de São Miguel e Santa Maria.