“Cidades inteligentes” são vantajosas para as pessoas e para as autarquias

23 Fevereiro 2018
Carmen Costa

O conceito de Mobilidade no âmbito das Smart Cities esteve em debate, esta sexta-feira, em Ponta Delgada.
Ponta Delgada tem apostado nas áreas da Mobilidade, nomeadamente estacionamento, videovigilância, transportes públicos e indicadores de trânsito, mas também na energia (iluminação pública), na própria governação, em matéria de sociedade e de cidadania (App Citify, painéis informativos, sensores nas eco-ilhas, PDL wi-fi, economia e inovação (plataforma de turismo PDL Destination).
Conforme referiu o vice-presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, António Almeida Henriques, durante o workshop de Ponta Delgada, o conceito de Smart City deve ser olhado numa dupla perspetiva: por um lado melhora a qualidade de vida dos cidadãos e, por outro, traz aos municípios mecanismos que permitem “fazer mais com menos dinheiro”.
“Hoje é possível fixar competências em qualquer parte, desde que se tenha acesso às estradas da informação”, sendo que fixar pessoas e talentos, ajuda a captar o investimento e a promover as exportações.
O vice-presidente deu como exemplos de aspetos que tornam as cidades inteligentes os que possibilitam a circulação sem recurso ao automóvel, que permitem identificar os contentores com resíduos para a melhoria da gestão de recursos, os que permitem ao cidadão interagir com a autarquia e fazer o acompanhamento dos processos, enfim, uma panóplia de soluções que aproximam as pessoas dos serviços e que, ao mesmo tempo, apontam para uma mudança de paradigma.
Esta foi, também, a ideia central da apresentação do CEO da IBM Portugal, António Raposo de Lima, que decorreu durante o almoço do evento.
O presidente defendeu a importância de um olhar para além das aplicações. “Importa criar e aproveitar as plataformas integradas que permitam desenvolver serviços para os cidadãos, numa lógica cidadão-plataforma” em que o cidadão está no centro da forma como os serviços são projetados.
Um desafio, defendeu, que se apresenta como uma condicionante da própria questão da liderança e que exige que se tenha uma visão clara da realidade para se obter a força necessária para que as coisas aconteçam.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, mostrou-se satisfeito com a adesão ao workshop e com a partilha efetuada, tendo manifestado o interesse de Ponta Delgada a estar em Lisboa a 11 de abril, em Lisboa, para a cimeira que culminará o conjunto de workshops que a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Nova Information Management School.
No workshop de Ponta Delgada, o primeiro painel, intitulado Cidades Inteligentes e Mobilidade, contou com as apresentações de Miguel de Castro Neto (NOVA Information Management School), José Maria Fernandes (Universidade de Aveiro) e Luís Paulo (Diretor de Sustentabilidade em Ambiente dos CTT).
No período da tarde, teve lugar o painel dedicado às Visões do Território com os testemunhos de Ana Bastos Silva (Câmara Municipal de Vila Real), Jorge Tavares (Câmara Municipal de Ponta Delgada), Milton Moura (Teatrapi), Luís Sousa (Acingov), José Maria Fernandes (Universidade de Aveiro) e João Porteiro (Universidade dos Açores).
Ponta Delgada foi, hoje, palco do 3.º workshop da “Smart Cities Tour 2018”, sob o lema “Mobilidade”, numa iniciativa da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, da NOVA Management School e da Câmara Municipal.