Ponta Delgada palco da reflexão nacional sobre inteligência urbana em Portugal

23 Fevereiro 2018
Carmen Costa

Ponta Delgada é, hoje, palco do 3.º workshop da “Smart Cities Tour 2018”, sob o lema “Mobilidade”, numa iniciativa da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, da NOVA Management School e da Câmara Municipal.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada manifestou o “enorme gosto, satisfação e orgulho” em receber e promover o evento, transformando Ponta Delgada no “Palco açoriano e atlântico a reflexão nacional sobre inteligência urbana em Portugal, nos tempos do presente e nas expetativas do futuro”.
Citando Antero de Quental, José Manuel Bolieiro lembrou a importância de combater a indiferença para a plena integração global e moderna num percurso alcançado hoje com recurso à designada inteligência urbana, enquanto “informação e tecnologia do desenvolvimento, das pessoas, da objetiva fundamentação das decisões e do bom escrutínio dos seus pressupostos”.
Para o edil, os conceitos de cidade urbana e cidade inteligente estão em constante mutação, reconhecendo a importância de se continuar a trabalhar na área das tecnologias de forma a tornar as cidades mais inteligentes. “Um trabalho complexo se não realizado em “coworking” e em “networking”, defendeu Bolieiro, sustentando a importância deste tipo de eventos.
O Presidente reconhece que “Ponta Delgada já realizou um conjunto de bons conteúdos de inteligência urbana, mas não está satisfeita, nem negligente quanto ao seu sentido crítico. Quer mais, precisa de mais”, sustentou, acrescentando que “sonha enquadrar todo o feito e tudo o que ainda importa fazer, numa coerência estratégica, em sinergia com várias entidades, territórios e objetivos”.
A partilha de conhecimentos e de experiências com vista à geração de soluções inovadoras, sugerindo novos pensamentos ou ideias é o propósito do evento que reúne representantes do poder local, da universidade e do tecido empresarial.
A sessão de abertura do workshop “Mobilidade” contou com a presença do vice-presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, António Almeida Henriques, do Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, Bruno Pacheco, do Diretor Comercial nos Açores, da Altice Portugal, Roberto Andrade, e do Coordenador da Smart Cities Tour 2018, Miguel de Castro Neto.