Vereadora defende que faz sentido refletir a língua Inglesa nos Açores

23 Fevereiro 2018
Lubélia Duarte

A Vereadora Maria José Lemos Duarte, que tutela a área da educação, fez questão de participar e marcar presença, hoje, na abertura do seminário “Back to you: a journey arond ELT” da APPI - Associação Portuguesa dos Professores de Inglês.
Em representação do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, Maria José Lemos Duarte deu boas-vindas ao nosso Concelho: “É com muito gosto que a Câmara Municipal de Ponta Delgada apoia esta iniciativa dedicada ao ensino da língua inglesa e aos seus desafios”.
Segundo adiantou, “o Inglês está entre as línguas mais faladas do mundo e, em nosso entender, faz sentido a reflexão sobre o seu ensino, aqui, nos Açores, a meio caminho entre a Europa e a América. Em parte por influência da emigração açoriana para os Estados Unidos da América e Canadá, não é difícil assumir e perceber por que, também, aqui, o inglês surge como uma das principais opções de ensino de língua estrangeira nas escolas.”
Maria José Lemos Duarte disse, ainda, que, “com a entrada de mais turismo na Região, devido à abertura do nosso espaço aéreo, tornou-se cada vez mais comum ouvir-se o inglês nas nossas ruas, estabelecimentos comerciais e restaurantes.”
“Podemos dizer que o ensino da língua inglesa tem ajudado a estabelecer uma ponte de comunicação muito importante entre os locais e as diferentes nacionalidades que nos visitam.” - sublinhou.
No final da sua intervenção, a Vereadora disse esperar que “a vossa reflexão aqui em Ponta Delgada seja profícua, mas, também, e para os que nos visitam, que a vossa estadia entre nós seja uma oportunidade para conhecer melhor a nossa identidade cultural e as belezas naturais da nossa ilha e em particular as do concelho de Ponta Delgada.”