Humberto Melo congratula-se pela realização do 10º Congresso dos Médicos Auditores e Codificadores Clínicos

23 Fevereiro 2018
Lubélia Duarte

O Vice-presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Humberto Melo, congratulou-se hoje, em nome da Autarquia e do seu Presidente, por José Manuel Bolieiro, com a realização da décima edição do Congresso dos Médicos Auditores e Codificadores Clínicos.
Falando na sessão de abertura do mesmo congresso, que está a decorrer no Hospital Divino Espírito Santo, Humberto Melo expressou a gratidão da Câmara pela realização da décima reunião dos Médicos Auditores e Codificadores Clínicos em Ponta Delgada.
“Este Congresso, além da mais-valia que representa para os médicos que classificam a informação clínica no âmbito dos cuidados hospitalares, possibilitando a construção de registos eletrónicos e bases de dados, também vai proporcionar, certamente, momentos de agradável surpresa para os que nos visitam, pelas belezas idílicas e únicas dos Açores.” - sustentou
Para o Vice-presidente, uma sociedade atual e moderna exige dos poderes públicos “medidas e estratégias adequadas. Hoje, ninguém se compadece com falhas na cobertura dos cuidados, nas infraestruturas, nas condições de trabalho ou no funcionamento das unidades de saúde, nomeadamente, nas hospitalares. A excelência é o patamar que todos ambicionamos, para alcançar uma prestação de serviços de qualidade e de elevada eficiência.”
Neste sentido, deixou uma palavra de reconhecimento a todos os médicos que, mesmo num ambiente de carência e de crise financeira, têm sabido, tal como os todos os profissionais de saúde, encontrar as respostas, fazendo muitas vezes “o impossível”.
Humberto Melo sublinhou, por outro lado, que a iniciativa que decorre em Ponta Delgada “honra e orgulha” o Município e “vai consolidar o prestígio, a dignificação e a importância da Medicina.”
Ainda segundo o Vice-presidente, a formação ou a informação “não constituem apenas um benefício exclusivo para uma classe profissional ou sector, mas uma vantagem coletiva para toda a sociedade. Todos ganhamos em qualidade e eficiência nos serviços prestados.”
“Reconhecemos a vossa dedicação e empenho para minorar o sofrimento e melhorar o bem-estar das pessoas. Um bem haja pelo vosso profissionalismo e humanismo. Identificar as necessidades coletivas e responder de forma prioritária ao essencial é uma exigência cada vez mais maior, nos dias de hoje.” - acentuou.
O Vice-presidente da Câmara de Ponta Delgada fez, ainda, questão de salientar que, “neste Congresso, estou convicto, que os médicos saberão trocar as suas experiências, sempre na mira de encontrar novas perspetivas de valorização profissional e organizacional da clínica médica”.
“A medicina exige sempre uma justa reflexão. Os temas em debate vão permitir uma análise e avaliação das vivências, nos serviços Nacional e Regional de Saúde, e enriquecerão não só os que participam no Congresso como todos os operadores da área da saúde. Manter vivo o espírito da profissão, aliado à esperança de melhores condições de trabalho e ao justo reconhecimento da atividade médica, sempre ao serviço do bem comum, é um desígnio de todos” - concluiu.