Workshop Mobilidade no âmbito das Smart Cities é já esta sexta feira em Ponta Delgada

Workshop  Mobilidade no âmbito das Smart Cities é já esta sexta feira em Ponta Delgada
21 Fevereiro 2018
Lubélia Duarte

O Workshop “Mobilidade”, que a Associação Nacional de Municípios Portugueses ANMP (Secção de Municípios “Cidades Inteligentes”), em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada e com a NOVA Information Management School, realiza, esta sexta feira, 23 de fevereiro, tem início às 09h30, no Azoris Royal Garden Hotel.
O prazo para as inscrições foi alargado até ao final da manhã de amanhã, quinta feira, tendo em conta o interesse desse workshop para Ponta Delgada, em particular, e para os Açores em geral. Assim, todos os interessados podem inscrever-se através do site da Associação Nacional dos Municípios Portugueses – anmp.pt.
Na abertura do workshop, usarão da palavra o Coordenador da Smart Cities Tour 2018, Miguel de Castro Neto, o Presidente da Fundação AIP, Rocha de Matos, o Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, Bruno Pacheco, o Vice-Presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, António Almeida Henriques, e o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, que encerra a sessão como anfitrião.
Às 10h30, tem início o primeiro painel, durante o qual serão abordados diversos temas, entre os quais “A Cidade como Plataforma”, por Miguel de Castro Neto, da NOVA Information Management School, e “Portugal SmartCities Summit”, por Elisabete Martins, do Centro de Congressos de Lisboa.
Ainda no mesmo painel, estarão em discussão “A Construção de Smarter Cities”, pelo representante da Altice, José Maria Fernandes, e a “Sustentabilidade e Ambiente – Veículos Elétricos - Serviços Inteligentes”, pelo representante dos CTT, Luís Paulo.
Seguir-se-á o debate, moderado pela Vereadora da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Alexandra Viveiros.
Após o debate, terá lugar o almoço de trabalho, às 12h30, também no Azoris Royal Garden Hotel, que incluirá uma palestra a proferir por António Raposo Lima, CEO da IBM Portugal,.
Às 14h00, terá início o segundo painel, com intervenções que versarão “Um estudo com a Universidade de Coimbra para a gestão do Tráfego e do Estacionamento”, pelo representante do Município de Vila Real; “PDL Smart City”, por Jorge Tavares, da Câmara Municipal de Ponta Delgada, e “Solução PDL Mini Bus”, por Milton Moura (Tetrapi).
No mesmo painel, serão abordados os seguintes temas: “A experiência na concessão de estacionamento em Ponta Delgada: App de pagamento, Smartparking”, por Luís Sousa (Acingov); “A plataforma da Rede Digital Terrestre”, por Paulo Moniz (Globaleda); “Estudo Sobre Mobilidade sustentável em PDL”: Uma visão retrospetiva, por João Porteiro, da Universidade dos Açores.
Às 15h30, terá início o segundo e último debate, o qual será moderado por Miguel de Castro Neto, da NOVA Information Management School, estando o encerramento dos trabalhos agendado para as 16h30.