Regulamento de apoio municipal ao escutista apresentado este ano

21 Fevereiro 2018
Carmen Costa

A Câmara Municipal de Ponta Delgada está a preparar o regulamento do apoio municipal ao escutista, documento este que será apresentado, anunciou José Manuel Bolieiro, até ao final do presente ano.
A criação de um incentivo de adesão aos vários movimentos escutistas do concelho é uma das principais medidas para a promoção do voluntariado, desoneração das famílias e apoio aos escuteiros.
“Nunca vi os movimentos escutistas como um espaço de ocupação de jovens a brincar, mas sim como um auxílio das famílias na ocupação do tempo dos jovens em benefício da sua formação de personalidade. Os chefes merecem gratidão, reconhecimento e apoio das famílias, da comunidade e das entidades públicas”, defendeu José Manuel Bolieiro.
O Presidente acrescentou que “o apoio público aos voluntários não pode ser uma solução avulsa, mas efetuada de forma criteriosa”.
Daí a aposta na criação do regulamento de apoio municipal ao escutista que incluirá todos os movimentos do concelho (Corpo Nacional de Escutas, Associação de Escoteiros e Portugal e Guias de Portugal).
O apoio anunciado - Câmara assumir os valores fixos anuais da inscrição de cada escuteiro, passando para custo zero a integração dos jovens nos agrupamentos - vem juntar-se aos já existentes, nomeadamente com a construção e manutenção de sedes e outros equipamentos e com apoio a atividades.
No âmbito do compromisso do Município com o movimento escutista, ontem, nos Arrifes, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada assegurou que vai, através de contrato de comodato, regularizar a situação da cedência de utilização do imóvel da Câmara a favor do Agrupamento 433 do Corpo Nacional de Escutas (Arrifes).
O Executivo da Câmara Municipal de Ponta Delgada esteve ontem em visita oficial à freguesia dos Arrifes, para se inteirar, in loco, das necessidades mais prementes e, em conjunto com a Junta de Freguesia , discutir as soluções para as mesmas.
José Manuel Bolieiro assegurou que o Município procurará, dentro das suas possibilidades, encontrar soluções para cada caso, assumindo um trabalho de proximidade com as pessoas.
A visita iniciou-se com uma reunião com os eleitos locais dos Arrifes (Junta e Assembleia de Freguesia), seguindo-se um périplo por espaços que carecem de intervenção por parte da Câmara, como as escolas da Piedade, Milagres e Outeiro e a Rua do Outeiro.
A visita também incluiu um encontro com os dirigentes do Águia Futebol Clube e com representantes da bacia leiteira dos Arrifes, na Queijaria de São Miguel.

O ciclo de visitas oficiais, recorde-se, terá lugar, tendencialmente, de quinze em quinze dias e pela ordem alfabética das freguesias do concelho. Depois da Ajuda e dos Arrifes, segue-se a freguesia da Candelária.
Nestas deslocações, José Manuel Bolieiro tem-se feito acompanhar pelos vereadores, elementos do seu gabinete e responsáveis técnicos dos vários serviços municipais.