Bolieiro reforça aposta na descentralização

20 Fevereiro 2018
Carmen Costa

A Câmara Municipal de Ponta Delgada acaba de dar mais um passo na consolidação da sua política de descentralização, coesão e proximidade com a implementação do programa “PDL Proximidade”.
Apresentado hoje em Conferência de Imprensa pelo Presidente da autarquia, José Manuel Bolieiro, o “PDL Proximidade” abrange, para já, as áreas Social e Cultural.
“Uma iniciativa que vem ao encontro da ideia de coesão e que sustenta que a cidade é do concelho, e não o concelho da cidade”, afirmou Bolieiro, lembrando que a política seguida por si tem tido a proximidade e a coesão territorial como pilares principais.
O envolvimento das juntas é outra evidência desta política, sendo que o mesmo vai ser incrementado, num futuro próximo, através da descentralização ao nível de licenciamentos e pagamentos.
“A democracia só se cumpre com o verdadeiro serviço público”, sustentou o Presidente, para quem é importante “não só fazer, mas também a forma como se faz, privilegiando a cidadania e o relacionamento com as pessoas”.
Um dos grandes objetivos do PDL Proximidade é proceder a um atendimento descentralizado pelos serviços da Divisão de Desenvolvimento Social pelas freguesias mais afastadas da cidade de Ponta Delgada, garantindo uma maior proximidade com a população e facilitando o seu contacto com os serviços de Ação Social do Município.
Assim, e durante o ano em curso, os técnicos da Divisão de Desenvolvimento Social vão trabalhar, no terreno, nas 13 freguesias mais afastadas da cidade. Mais precisamente, Mosteiros, Sete Cidades, Ginetes, Candelária, Feteiras, Pilar, Ajuda, Remédios, Santa Bárbara, Santo António, Capelas, São Vicente Ferreira e Fenais da Luz.
Com este trabalho descentralizado pretende-se ter uma maior proximidade com as pessoas, quando muitas não têm possibilidade de se deslocar ao centro, por questões de mobilidade e/ou financeiras.
Por outro lado, na vertente cultural, e sob o tema Ponta Delgada - Um concelho unido pela cultura, a Câmara Municipal de Ponta Delgada irá desenvolver ao longo deste ano uma série de atividades culturais e lúdicas, nas freguesias rurais do concelho, de forma a descentralizar a sua agenda cultural, que se deseja dinâmica e interativa com todos os cidadãos do município.
A autarquia pretende implementar vários projetos pedagógicos, abrangendo todas as faixas etárias, das crianças aos cidadãos seniores.
O programa de descentralização cultural de Ponta Delgada é composto por passeios e visitas culturais, em 3 vertentes: da Periferia ao Centro, em que os cidadãos das 20 freguesias não citadinas poderão visitar o Jardim António Borges, o Museu Carlos Machado e o Museu Hebraico Sahar Hassamaim – Portas do Céu, em percursos comentados e acompanhados por técnicos da autarquia; através de passeios e visitas dentro e fora da cidade e do concelho de Ponta Delgada, passando por outros concelhos para que os cidadãos possam conhecer melhor o seu concelho, visto de dentro, mas, também, de fora para dentro.
De referir que as entradas no Museu Carlos Machado serão gratuitas quando integradas nessas visitas.
Por fim irão, também, ser realizadas exposições de pintura e de fotografia, nas freguesias de Santo António, Fenais da Luz, Candelária e Sete Cidades, a par de outra exposição da obra de Domingos Rebelo, em todas as localidades não citadinas do concelho. Paralelamente, nas escolas do 1º ciclo serão realizadas oficinas, pelos técnicos da Biblioteca Municipal Ernesto do Canto, ao longo do ano letivo, além de atividades de teatro e de dança contemporânea.
Este ano, a autarquia, também, leva a efeito 7 concertos pela Orquestra Ligeira de Ponta Delgada.