Câmara de Ponta Delgada e Casa dos Açores reforçam relações em Lisboa

19 Fevereiro 2018
Carmen Costa

A Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Casa dos Açores de Lisboa decidiram hoje reforçar o relacionamento e desenvolver a cooperação entre as duas instituições.
A decisão foi tomada em reunião realizada na capital portuguesa entre o presidente do maior município açoriano, José Manuel Bolieiro, e o presidente da mais antiga instituição representativa dos Açores no exterior, Eduardo Brito Coelho.
No decorrer de uma visita oficial à sede da Casa dos Açores em Lisboa, José Manuel Bolieiro aceitou o convite para estreitar estas relações institucionais ao abrigo de uma estratégia municipal de afirmação nacional de Ponta Delgada.
As duas instituições vão celebrar um protocolo de cooperação através do qual o Município de Ponta Delgada retoma o estatuto de associado da Casa dos Açores e passa, assim, a beneficiar da utilização das suas instalações para a organização de iniciativas de interesse público na cidade de Lisboa.
José Manuel Bolieiro aproveitou a sua primeira reunião de trabalho com a nova Direção da Casa dos Açores de Lisboa para “reconhecer e enaltecer o contributo importante que esta instituição tem vindo a prestar, desde a sua fundação há 90 anos, para a defesa e valorização da identidade açoriana na capital portuguesa”.
Por sua vez, o novo presidente da Casa dos Açores, Eduardo Coelho, congratulou-se com a disponibilidade de cooperação manifestada pela Câmara Municipal de Ponta Delgada para uma “conjugação de esforços em nome do interesse comum”.
O vice-presidente da Casa dos Açores, Carlos Borges de Sousa, e o chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal, José Andrade, participaram igualmente neste encontro que perspetiva um relacionamento açoriano “mais estreito e consequente” entre Ponta Delgada e Lisboa.