Câmara Municipal concretiza sonho dos idosos da Ajuda

02 Fevereiro 2018

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por José Manuel Bolieiro, lançou terça-feira o livro “A Voz da Terra - Quadras Populares do Convívio de Idosos da Ajuda da Bretanha”, realizando, assim, o sonho do grupo que está a comemorar o seu 20.º aniversário.
O “reencontro” do Presidente com os idosos permitiu “passar das palavras ao concreto”, atendendo a que no último encontro, entre José Manuel Bolieiro e os convivas, ficou a promessa de reunir as quadras dos utentes do Convívio de Idosos da Ajuda da Bretanha em livro.
No evento, marcado pelo sentimento e emoção, o autarca de Ponta Delgada centrou o seu discurso nas pessoas. “É sempre possível dizer-se que quando se faz um livro se coloca a nossa vida, neste caso a vida coletiva, num livro. Neste caso em concreto, vidas com sessenta e mais anos e, portanto, com muita sabedoria, muito amor, dedicação aos filhos, aos netos, à terra”, considerou, felicitando o grupo pelo seu 20.º aniversário e reiterando o seu empenho, pessoal e institucional, na edição do livro.
Uma dedicação que mereceu o reconhecimento dos idosos, conforme verbalizado pela coordenadora do grupo e do livro, Sara Maurício, numa mensagem dirigida a José Manuel Bolieiro: “O mais feliz dos felizes é aquele que faz os outros felizes” (Alexandre Dumas).
Entre a recitação de alguns poemas que espelham histórias de vida, o edil salientou a importância cultural da obra, pelo conhecimento, ensinamentos e valores veiculados.
O livro foi oferecido aos utentes e colaboradores do Convívio de Idosos da Ajuda da Bretanha, sendo que em breve também vai estar disponível na Biblioteca Municipal.
O lançamento da obra vem ao encontro da política seguida por este executivo camarário de preservação e valorização da sabedoria ancestral e da experiência de vida dos idosos.