Lançamento do livro 'Coliseu Micaelense - 100 Anos de Cultura'

Lançamento do livro "Coliseu Micaelense - 100 Anos de Cultura"
20 Dezembro 2017
Gabinete de Imprensa

O livro "Coliseu Micaelense - 100 Anos de Cultura", iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada, vai ser lançado na quinta feira, 28 de dezembro, pelas 18h00, na maior sala de espetáculos dos Açores.
O livro é da autoria de José Andrade e encerra as comemorações do centenário do Coliseu Micaelense.
O prefácio é da autoria do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro e o posfácio da anterior Autarca, Berta Cabral.
José Manuel Bolieiro presidirá à sessão de lançamento, que conta com a participação da antiga Presidente, Berta Cabral.
A entrada é público em geral, envolvendo a participação simbólica de 100 personalidades locais.
A publicação editada pela Câmara Municipal de Ponta Delgada inclui uma retrospetiva dos principais eventos socioculturais realizados no Coliseu desde 1917 até 2017 e será vendida a um preço simbólico, sendo que o produto da receita arrecadada reverterá integralmente a favor da Casa do Gaiato de São Miguel, evocando assim o tradicional “Natal do Gaiato” outrora promovido no Coliseu Micaelense.
Ao longo de 240 páginas, “Coliseu Micaelense – 100 Anos de Cultura” apresenta uma galeria de imagens de época sobre espetáculos inesquecíveis do “velho Coliseu” e uma galeria fotográfica das instalações renovadas e dos eventos recentes do “novo Coliseu”.
A maior casa de espetáculos dos Açores foi inaugurada em 1917 por José Maria Raposo do Amaral, adquirida em 1950 por Francisco Luís Tavares e reabilitada em 2005 por Berta Cabral, enquanto presidente da Câmara Municipal.
Como “Coliseu Avenida” de Pedro de Lima Araújo ou “Coliseu Micaelense” de António dos Santos Figueira, atravessou as duas guerras mundiais ao serviço da cultura na cidade de Ponta Delgada e na ilha de São Miguel.
Dos filmes mudos de Charlie Chaplin ao cinema sonoro de Vasco Santana, do teatro de Maria Matos ao fado de Amália Rodrigues, o segundo mais antigo coliseu de Portugal foi palco das Revistas de José Barbosa, do Açorianíssimo de Victor Cruz, dos Bailes de José Vieira.
Desta forma, segundo escreve José Andrade no seu novo título produzido pela Publiçor/Letras Lavadas, “este livro regista e revive a cronologia centenária do nosso Coliseu, pela visão própria da imprensa local de cada época, como um presente do passado com futuro”.
O autor foi o primeiro diretor-geral do Coliseu, quando da sua reabertura em 2005, e presidiu depois à Comissão Executiva da Sociedade Coliseu Micaelense, tendo já publicado um livro intitulado “Coliseu Avenida – Símbolo duma Geração”.