54ª Corrida de São Silvestre de Ponta Delgada já tem 1.356 atletas inscritos

12 Dezembro 2017
Gabinete de Imprensa

A Associação de Atletismo de S. Miguel vai realizar no dia 16 de dezembro de 2017, pelas 19h00, a 54ª Corrida São Silvestre de Ponta Delgada Santander Totta, que conta, como habitualmente, com o apoio financeiro e logístico da Autarquia desta cidade.
Trata-se da mais antiga prova de atletismo dos Açores e a segunda mais antiga do país (a primeira é a do Funchal) que, este ano, bate todos os recordes de participação, mais precisamente 1.356, sendo 253 vindos do continente a expensas próprias, segundo foi referido por Miguel Machado, Presidente da Associação de Atletismo de São Miguel (AASM).
São várias as novidades da São Silvestre deste ano: Primeiro, a participação, na corrida, do embaixador da prova, Paulo Guerra, campeão europeu de corta mato; segundo, os prémios monetários são iguais para atletas femininos e masculinos; homenagem da AASM a José Micaelense, que participa na prova há 50 anos.
A prova terá um percurso com 6.200 metros de distância, com partida decorrerão na Av. Infante D. Henrique (Praça Gonçalo Velho) e as chegadas nas Portas da Cidade. Também haverá uma Mini-Corrida com 1.300 metros, e uma Caminhada com 4.000 metros de extensão.
As inscrições devem ser feitas até 15 de dezembro, via online no site da prova, ou presencialmente na sede da AASM, ou em locais a designar em publicações no facebook.
Podem participar Benjamins M/F (6 a 11 anos): 1.300 metros; Infantis M/F (12 e 13 anos): 1.300 metros; Desporto Adaptado (a partir dos 6 anos): 1.300 metros.
O Vereador Pedro Furtado, que detém o pelouro do Desporto, Pedro Furtado, em representação do Presidente José Manuel Bolieiro, destacou que a prova de São Silvestre de Ponta Delgada já é uma marca dos Açores a nível nacional – uma “marca no calendário desportivo de Portugal” - que merece todo o apoio da Câmara Municipal, quer financeiro, quer logístico.
Pedro Furtado disse, por outro lado, que esta prova desperta nas pessoas o interesse para a prática de exercício físico, mas também representa um evento âncora, que traz cada vez mais atletas a Ponta Delgada, à ilha de São Miguel. Ou seja, é uma atração para o desporto ligado ao turismo.