Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara atribui mais de 247 mil euros para recuperação da azulejaria do Coro Baixo do Santuário da Esperança

Câmara atribui mais de 247 mil euros para recuperação da azulejaria do Coro Baixo do Santuário da...
05 Dezembro 2017
Lubélia Duarte

O Presidente da Câmara de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, e o Reitor do Santuário da Esperança, cónego Adriano Borges, assinaram, esta manhã, um protocolo, através do qual a Autarquia atribui, a este mesmo Santuário, uma verba de 247.300 euros.
O montante acima referido, atribuído imediatamente após a assinatura do protocolo, visa a recuperação e regeneração da azulejaria e da pintura de madeira do Coro Baixo do Santuário da Esperança, tendo em conta o interesse e valor patrimonial deste edifício, classificado como imóvel de interesse público em 1953, assim como o respetivo recheio, que integra o Tesouro do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
Cedido em 2004 ao Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, o Convento de Nossa Senhora da Esperança está a ser alvo de profundas obras de restauro e conservação, entre as quais a recuperação da azulejaria do Coro Baixo, que data do século XVIII e foi produzida por António de Oliveira Bernardes. Ali se encontra, ainda, a Capela e a Imagem do Senhor Santo Cristo.
Os azulejos do Coro Baixo são um património cultural único nos Açores e um dos poucos existentes em todo o país. Esta é a primeira na história que se procede ao restauro desse património com o apoio
A deliberação, com vista à atribuição da verba já mencionada ao Santuário da Esperança, foi aprovada na última reunião de Câmara, por unanimidade e corresponde ao exercício de parceria e corresponsabilidade que a Autarquia tem vindo a manter com o património e com a cultura, segundo disse José Manuel Bolieiro.
O Presidente da Câmara considerou o Coro Baixo do Santuário da Esperança como “o expoente máximo dessas referências e mais uma regeneração das existências dos nosso património cultural e religioso.
“A parceria entre a Câmara e o Santuário da Esperança era incontornável. Não podíamos deixar cair uma referência patrimonial dos Açores e do país. O Município ficará para a história com essa parceria, mas esta é nossa obrigação” - disse.
José Manuel Bolieiro referiu, por outro lado, que a opção do Município teve também a ver com a sustentabilidade do turismo. É que, para além das nossas belezas naturais, Ponta Delgada é um destino patrimonial e cultural riquíssimo.
Falou, ainda, sobre a Diáspora, que poderá visitar o Coro Baixo do Santuário da Esperança renovado.
Esta é mais uma aposta da Autarquia na regeneração e recuperação do património existente, como aconteceu com a antiga Sinagoga de Ponta Delgada, transformada em núcleo museológico.
Para o Reitor do Santuário da Esperança “o apoio da Câmara de Ponta Delgada é recebido com grande alegria, porque estamos a falar de um património religioso e cultural que constitui uma marca para São Miguel e para os Açores em geral”.
“Os nossos devotos e todos aqueles que visitam o Santuário da esperança verão com bons olhos esta grande aposta da Câmara de Ponta Delgada. O Município tem de continuar a apoiar a cultura e o património” - sustentou.