Exposição da Ouvidoria de Capelas no Centro Municipal de Cultura até 5 de janeiro celebra centenário das aparições de Fátima

24 Novembro 2017
Lubélia Duarte

A exposição “Da Encarnação de Deus à Santidade na vida quotidiana”, da Ouvidoria de Capelas em parceria com a Comissão dos Bens Culturais da Diocese de Angra e ilhas dos Açores e com a Câmara de Ponta Delgada foi inaugurada esta quinta feira e estará patente, no Centro Municipal de Cultura (CMC) até 5 de janeiro.
Esta mostra, composta por, aproximadamente, três dezenas de peças de arte religiosa das oito paróquias da Ouvidoria das Capelas (Nossa Senhora da Luz, São Vicente Ferreira, Nossa Senhora da Apresentação, São António, Santa Bárbara, Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora da Ajuda e Nossa Senhora do Pilar), surge no âmbito do Centenário das aparições de Nossa Senhora da Fátima, marcando ainda a presente época natalícia.
“Da Encarnação de Deus à Santidade na vida quotidiana” tem como objetivos divulgar o património religioso da Ouvidoria de Capelas e explicar o mistério da encarnação de Deus e a sua assimilação na vida dos crentes através da arte religiosa.
O comissário da exposição, Padre Hélio Soares, Ouvidor das Capelas, disse, durante a apresentação da arte religiosa agora exposta no CMC, que “o património da igreja católica representa a fé cristã”, adiantando que muitas das peças que agora podem ser apreciadas pelo público em geral se encontravam guardadas ou são pertença de particulares.
Já o Presidente da Câmara de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, manifestou uma “enorme alegria por estar entre vós na inauguração desta exposição pioneira, que é uma oportunidade cultural única no contexto natalícia e no centenário das aparições de Fátima”.
Trata-se, como adiantou o Presidente, de uma exposição que retrata “a identidade cultural e religiosa de um povo de fé e valoriza o que é nosso e a nossa identidade cultural e religiosa”.
No final da sua intervenção, José Manuel Bolieiro assumiu o compromisso no sentido da Câmara avançar com o roteiro cultural, que também envolva o património.