José Manuel Bolieiro em contactos políticos no Canadá

Com_a_deputada_federal_do_Canad___Julie_Dzerowicz
Com_a_deputada_provincial_do_Ont_rio__Cristina_Martins
20 Novembro 2017

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada encontrou-se sábado, na cidade canadiana de Mississauga, com a deputada federal do Canadá, Julie Dzerowicz, a deputada provincial do Ontário, Cristina Martins, e a vice-presidente da Câmara Municipal de Toronto, Ana Bailão.
Os encontros de José Manuel Bolieiro com as três responsáveis políticas eleitas por áreas da cidade de Toronto onde residem milhares de emigrantes açorianos ocorreram no final da sua visita oficial de três dias à província do Ontário.
A importância das comunidades açorianas radicadas especialmente na cidade de Toronto, um pouco por toda a província do Ontário e no Canadá em geral foi o tema central dos contactos políticos desenvolvidos pelo responsável máximo do maior município dos Açores.
José Manuel Boleiro enalteceu o contributo dos açorianos para a afirmação da portugalidade num dos países mais multiculturais do mundo, agradecendo a atenção dispensada pelas três responsáveis políticas às comunidades maioritariamente constituídas por portugueses oriundos dos Açores.
A deputada federal Julie Dzerowicz e a deputada provincial Cristina Martins, ambas eleitas pela área de Davenport, bem como a vereadora Ana Bailão, agora escolhida para vice-presidente da Câmara de Toronto, já visitaram a ilha de São Miguel e conhecem assim a realidade açoriana.
Os contactos políticos com protagonistas dos diferentes níveis da administração canadiana decorreram no âmbito da participação de José Manuel Bolieiro, como convidado de honra, na gala comemorativa do 36º aniversário do Grupo Folclórico Transmontano de Toronto, presidido por Ana Costa, natural da cidade de Ponta Delgada.
Intervindo para uma plateia especialmente constituída por emigrantes açorianos, o presidente da Câmara Municipal apelou a “uma cidadania mais ativa na vida política canadiana, desde logo adquirindo o estatuto da dupla nacionalidade, que permita eleger e ser eleito ao serviço da comunidade”.
Para José Manuel Bolieiro, “os nossos emigrantes podem e devem ser canadianos sem deixaram de ser açorianos”, classificando esta maior participação cívica como “uma origem étnica de abrangência total”.
“Quanto mais exercerem a cidadania canadiana, mais prestigiam a sua própria condição açoriana”, considerou o responsável autárquico, “desde que garantam a identidade açoriana mantendo a nossa língua e a nossa cultura junto dos seus filhos e dos seus netos”.
Depois da homenagem que lhe foi concedida pelos dirigentes açorianos do Grupo Folclórico Transmontano de Toronto, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada deslocou-se a Montreal para contactar a comunidade açoriana da província do Quebeque.