“À Mesa com a Marinha. Vol. II - Marinha da República Portuguesa” lançado amanhã no Centro Natália Correia

17 Julho 2017

O livro “À Mesa com a Marinha, Vol. II – Marinha da República Portuguesa”, de Paulo Santos, vai ser apresentado amanhã, 18 de julho, pelas 18h30, no Centro Natália Correia.
“À Mesa com a Marinha. Vol. II – Marinha da República Portuguesa”, da autoria de Paulo Santos, membro da Academia de Marinha, é um livro de 150 páginas, ilustrado com cerca de 260 imagens. Dá seguimento ao Volume I “À Mesa com a Marinha- Marinha Real Portuguesa”, publicado em 2014.
O autor fecha, assim, a temática iniciada há dois anos, sempre com a preocupação de divulgar a Marinha, a sua história, identidade única e tradições, junto do grande público.
Além de se centrar nas questões da alimentação, evolução, conservação dos alimentos e nutrição das guarnições nos navios da Armada, desde 1910, o livro incide sobre o extraordinário trabalho na formação do pessoal da “Taifa”, ao longo de Seculo XX, a cargo das Escolas da Armada (Escola de Alunos Marinheiros, Grupo nº1 das Escolas da Armada, ETNA).
Frisa o papel marcante das Mesas da Marinha na representação de Portugal no Mar, assumida na sua forma mais visível desde há mais de 55 anos pelo NRP Sagres, verdadeira Embaixada de Portugal.
A Marinha tem levado, pelo mundo, as nossas tradições, dando a conhecer a sua formação e serviço, contribuindo, com brio, para a ampla promoção do País, da sua cultura, da sua história, da sua culinária e dos seus vinhos.
Nos anexos, o livro faz referência às mesas e ao serviço a bordo de várias unidades navais (NRP Sagres, NRP Creoula, NRP Dom Francisco de Almeida, NRP Arpão) e em terra (Messe de Lisboa, Messe de Cascais ) e Clube Militar Naval.
“À Mesa com a Marinha. Vol. II - Marinha da República Portuguesa” aborda, por outro lado, o papel da Mesa na Marinha dos tempos atuais.