Bolieiro defende importância do estudo sobre o património imaterial de Ponta Delgada reconhecido a nível regional, nacional e internacional

14 Julho 2017
Lubélia Duarte

O Presidente da Câmara Municipal defendeu, esta manhã, a necessidade de se continuar a estudar o património imaterial de Ponta Delgada, que é já reconhecido a nível regional, nacional e internacional.
José Manuel Bolieiro falava na sessão de abertura do seminário “A Grande Guerra e os Açores: da Estratégia Naval à Guerra das Trincheiras”, que decorre hoje até dia 16, no Museu Militar dos Açores - Forte de São Brás.
Trata-se de uma iniciativa da Autarquia, realizada em parceria com o Comando da Zona Militar dos Açores, que também surge no âmbito das comemorações dos 100 anos do bombardeamento alemão a Ponta Delgada, durante a I Grande Guerra Mundial (4 de julho de 1917).
Expressando o orgulho e a expetativa relativamente à celebração do centenário da I Grande Guerra, o Presidente da Câmara de Ponta Delgada destacou a relevância de um governo municipal que considere a importância da sua História e do seu património imaterial, que “dá conteúdo à nossa identidade como povo”.
“Vale a pena continuar a estudar tudo aquilo que distingue Ponta Delgada no plano global, com orgulho no passado e expetativa no futuro, porque temos uma História para contar” - acentuou.
Na sessão de abertura participaram o Diretor do Museu Militar dos Açores, Tenente Coronel Manuel Marchã, o Comissário das comemorações, Sérgio Rezendes, e o Secretário Regional da Educação, Avelino Menezes. Este último, depois de falar sobre a história do envolvimento dos Açores na I Guerra Mundial e sobre as consequências que daí advieram para o país e para os Açores, felicitou a Câmara, na pessoa do seu Presidente, José Manuel Bolieiro, por ter “assumido a dianteira destas comemorações”.
A iniciativa do Município de Ponta Delgada vem destacar os Açores no centro do Atlântico, como eixo de passagem da civilização ocidental da sociedade contemporânea, e tem como parceiros a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Embaixada da República Federal da Alemanha em Portugal, a Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal e a Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial.