“Álbum Micaelense – Memórias e Factos” lançado sexta feira no Salão Nobre

12 Julho 2017
CMPD

“Álbum Micaelense – Memórias e Factos” vai ser lançado na próxima sexta-feira, nos Paços do Concelho de Ponta Delgada, às 19:00.
Da autoria do Historiador José de Almeida Mello e numa edição da “Letras Lavadas”, trata-se da minha mais recente obra em torno do património e da identidade do povo da ilha de São Miguel.
No livro, colaboram o Professor Machado Pires, antigo Reitor da Universidade dos Açores, e o Prof. Ferraz da Rosa, além de muitos outros de todos os concelhos da Ilha de São Miguel.
A obra é única na ilha de São Miguel, uma vez que reúne mais de 300 imagens fotográficas, na sua maior parte inéditas, datadas entre 1870 e 1974, tendo como foco o povo e não as elites dominantes. É de uma obra que retrata a vida dura e simples das gentes micaelenses, ao longo de mais de um século.
Há 34 anos que José de Mello tem vindo a divulgar, a valorizar e a promover o património e a identidade do povo açoriano, em especial o de São Miguel, nomeadamente através da publicação de artigos diversos em jornais e revistas, bem como em livros e conferências dentro e fora dos Açores. É neste contexto que este ano publica o “Álbum Micaelense – Memórias e Factos”, como prenda ao povo da ilha do Arcanjo.
Segundo o autor, “esta obra surge, também, no âmbito da comemoração dos meus 50 anos. Daí que desejei com ela homenagear a memória e os legados das gentes da ilha, que durante séculos desbravaram e transformaram a ilha de São Miguel, tornando-a naquilo que hoje conhecemos”.