José Manuel Bolieiro afirma que é preciso continuar a desenvolver a Democracia

RAP
20 Abril 2017
Rita Resendes

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, esteve, hoje, presente na sessão de abertura da ação de formação integrada no RAP - Ciclo de Formações Regionais da Rede de Autarquias Participativas, que decorre dia 20 e 21 de abril, no Centro Municipal de Cultura.

Na ocasião, o Presidente do primeiro município dos Açores a pertencer à Rede de Autarquias Participativas afirmou que “a democracia não é um fim, mas também não é um caso adquirido. É preciso continuar a desenvolver a democracia como um ato de cultura, credibilidade, estratégia e experiência”.

“Esta pedagogia está a contagiar positivamente os municípios e esta cultura está a expandir-se”, acrescentou o Autarca.

José Manuel Bolieiro referiu, durante a sua intervenção, que “é preciso recolher as experiências dos municípios e desenvolver uma empatia com a comunicação social para cativar um maior número de participantes”.

O Presidente de Ponta Delgada ainda realçou que “a solução não está em fazer da democracia e do povo em democracia um mero decisor, mas sim um co-decisor, que entende a importância da colaboração e cooperação entre entidades”.

Desta forma, com este Ciclo de Formações Regionais da Rede de Autarquias Participativas, que decorre de forma descentralizada nas regiões Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Sul, Açores e Madeira, “podemos chegar a um resultado refletido a nível regional e nacional”, adiantou o Presidente do maior município dos Açores.

O Autarca salientou ainda que “a democracia desenvolve-se com mais genuinidade a nível local, mas dever ser mundializada. Neste espaço e neste encontro pode sair uma luz com repercussões, pelo menos, a nível nacional”.

Já o coordenador da Rede de Autarquias Participativas, Nelson Dias, referiu que este ciclo de formações “tem a preocupação de dar orientações aos municípios desta rede”.

Nelson Dias explicou a pertinência do programa desta formação, que foi criado tendo em conta os interesses dos vários membros da rede e centra-se nos seguintes quatro temas ligados ao Orçamento Participativo: estratégias de comunicação e mobilização pública, sistemas de votação, analise técnica das propostas e execução dos projetos.

A RAP é uma estrutura colaborativa que pretende promover o encontro entre diferentes iniciativas, favorecer a troca de experiências, ampliar a sua visibilidade pública e o reconhecimento institucional e estruturar uma cooperação entre instâncias de governação local.

Neste momento, esta rede é constituída por 53 autarquias e conta com a Presidência da Câmara Municipal de Cascais e Vice-Presidência das Câmaras Municipais de Valongo e Ponta Delgada.