Festival RuaCanto em destaque nas Noites de Verão desta semana

20 Agosto 2018

O programa das Noites de Verão desta semana tem em grande destaque um evento diferente do habitual, o Festival RuaCanto, iniciativa da Câmara de Ponta Delgada, que vai ter como palco a Travessa do Arco e decorrerá entre 23 e 25 de agosto.
“RuaCanto” surge no âmbito do projeto Ruativa, que tem vindo a contribuir para a regeneração, promoção de ideias, de iniciativas culturais, bens ou serviços, em contacto direto com o público, através da ocupação de espaços atualmente inativos, em zonas urbanas.
Trata-se de um envolvimento temporário que visa salvaguardar a imagem/vivência da cidade e, assim, preencher os seus vazios com uma realidade regeneradora, representante de uma sociedade empreendedora.
Na ativação de espaços urbanos a prioridade, este ano, passa por uma intervenção em espaço público, através de um festival, que pretende constituir-se como uma plataforma de partilha de informação e desafiar artistas e criadores com uma relação vincada com os Açores a apresentar os seus trabalhos e, desta forma, proporcionar ao público uma experiência cultural e pedagógica, de forma instintiva, direta e imediata.
A localização foi escolhida considerando uma área da cidade a ativar, através do reforço das suas características morfológicas, condicionantes da sua situação isolada.
O festival pretende proporcionar as melhores condições possíveis de projeção e som de acordo com as limitações e especificidades da intervenção no espaço.
Assim, a 23, 24 e 25 de agosto, entre as 21h00 e as 00.00, haverá animação para todos os gostos na Travessa do Arco.
A 23 de agosto, às 21h00, terá lugar a sessão de abertura do festival e vernissage, seguindo-se o concerto de viola da terra com música eletrónica & SOUNDSCAPES, que se prolongará até depois da meia noite. O Festival Multi Artes será também a 23 de agosto.
Nessa mesma noite, os convidados apresentarão os seus projetos em 20 slides com 20 segundos por slide para descrever cada imagem, apresentando ao público um máximo de projetos em várias áreas criativas/culturais.
A 24 de agosto, às 21h30, regressa a música com a Viola da Terra e Rafael Carvalho, ao que se segue o encontro da viola da terra com a eletrónica com Rafael Carvalho e FliP, e SOUNDSCAPES - Performance Audiovosual - Manipulação de sons urbanos com música ambiente eletrónica, com Filipe Caetano e Elliot Sheedy.
A 25 de agosto, entre as 21h00 e 00h00, terá lugar a Mostra de Cinema Açoriano. Serão apresentadas as curtas-metragens “Flores” de Jorge Jácome, “O Desvio de Metternich” de Tiago Melo Bento, “EU” de Sara Azad’e e “North Atlantic” de Bernardo Nascimento, “AZ-RAP: Filhos do Vento” de Diogo Lima, “Degrau em Grau” de Hugo França e Carolina Rocha e “Adormecido” de Paulo Abreu (diálogo com os convidados).
De salientar que as Noites de Verão nas Portas da Cidade e na Praça do Município prosseguem na quarta feira, às 21h30, com uma performance de gogo, com os Fungis Magic Truxis- Associação 9 Circos (animação itinerante), e no domingo com uma Noite de Fado com Bárbara Moniz, Dinis Raposo e Moniz Correia, também às 21h30.