Bolieiro recebe participantes do XXVI Grande Festival de Folclore da Relva

03 Agosto 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, recebeu esta manhã os convidados de honra do XXVI Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico.
Oriundos da Eslováquia, Holanda e Trofa deslocaram-se aos Paços do Concelho para a apresentação de cumprimentos e troca de lembranças.
Na ocasião, o edil afirmou que “Ponta Delgada tem-se desenvolvido fortemente nos últimos anos, fruto da capacidade e dinâmica cultural, mas também do potencial sob o ponto de vista de destino turístico que somos”.
O Presidente sustentou que Ponta Delgada tem muito para oferecer a quem visita o concelho, numa riqueza que não se esgota na beleza das paisagens naturais ou qualidade do serviço de alojamento ou restauração, mas antes prima pela “oportunidade de experiências culturais e identificadoras da cultura popular”.
Acrescentou que iniciativas de intercâmbio cultural, como o Grande Festival de Folclore da Relva, "ajudam a desenvolver o destino turístico que somos".
O Rancho Folclórico da Trofa, o Folklórny súbor “Bystrina” (Eslováquia) e o Folkloristische dansgroep “De Iesselschotsers” (Holanda) apresentam-se amanhã, 4 de agosto, no Grande Festival de Folclore da Relva, evento que reúne outros grupos de São Miguel: Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento, Grupo Folclórico da Fajã de Baixo, Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Vila Franca do Campo e Grupo Folclórico Ilha Verde de Ponta Delgada.
Trata-se de uma organização conjunta da Junta de Freguesia da Relva e do Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, cujos responsáveis estiveram a acompanhar José Manuel Bolieiro na receção aos convidados do festival.
Este ano, vão subir ao palco, instalado na Jardim 5 de Agosto, a partir das 21 horas, para além do grupo local, sete grupos convidados, vindos da Holanda, Eslováquia, Trofa e de São Miguel.
Entretanto, antes das atuações, e a partir das 19h30, tem lugar uma cerimónia de entrega de lembranças, a decorrer no Centro Cívico e Cultural da Relva. Por volta das 20h30 tem lugar o desfile folclórico e etnográfico.
Após as atuações, decorrerá um convívio, no Salão Cultural e Recreativo de Nossa Senhora das Neves, na Relva.