Câmara disponibiliza abrigos e comedouros para animais de rua numa iniciativa pioneira na Região

20 Julho 2018

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, num trabalho conjunto com a Associação Animais de Rua de São Miguel, acaba de disponibilizar o primeiro abrigo e o primeiro comedouro para gatos de rua, numa iniciativa pioneira nos Açores.
José Manuel Bolieiro visitou esta manhã os equipamentos localizados na Azores Park (abrigo) e na Av. D. João III (comedouro) e anunciou a colocação a breve trecho de um abrigo na Av. D. João III  (colónia da Mãe de Deus) e de comedouro na Rua da Vila Nova de Baixo (colónia da Misericórdia).
Na ocasião, o edil saudou a Associação Animais de Rua pelo “impulso”, por “despertar e alertar para aquilo que é preciso fazer” e por “contribuir na monitorização do que já foi feito”, numa parceria formalizada em 2014 e que privilegia o interesse público e comunitário em detrimento do individual.
Sofia Lima, da referida associação, congratulou-se com a atitude do Município de Ponta Delgada e com esta iniciativa, as quais correspondem à vontade da Animais de Rua em “colmatar a necessidade de alimentar e abrigar estes animais da forma correta”.
Esta iniciativa tem ainda a nuance da “responsabilização”, sendo que por cada abrigo ou comedouro está indicada uma pessoa responsável pelo abastecimento de comida e água fresca, limpeza e monitorização do equipamento.
Sofia Lima está responsável pelo abrigo da Azores Park, onde estão a ser alimentados quinze gatos. Natália monitorizará o comedouro da Av. D. João III, onde existe uma colónia de treze gatos, a primeira da cidade criada por D. Amélia, a residir fora de Ponta Delgada e que foi lembrada com carinho hoje pelo Presidente da Câmara Municipal, técnicos da autarquia e moradores.
Os equipamentos estão identificados, sendo que as colónias protegidas são submetidas com sucesso ao programa Capturar-Esterilizar-Devolver (CED). Isto é, todos os gatos estão esterilizados e desparasitados interna e externamente, e são saudáveis.

Abate zero desde 2016
José Manuel Bolieiro, acompanhado pela vereadora com o pelouro da Sanidade Animal, Maria José Duarte, por técnicos da autarquia e por dirigentes da Animais de Rua, também visitou as obras no CRO (Centro de Recolha Oficial) de Ponta Delgada.
O Presidente lembrou, na ocasião, que não são abatidos gatos desde 2016. Uma medida aplaudida pela Animais de Rua, que está satisfeita com as obras de melhorias do CRO.
Está a ser colocado cimento em todas as boxes, que também estão a ser pintadas. Foram adquiridos estrados para os animais se deitarem e todas as boxes vão ser dotadas de comedouros e bebedouros “ad libitum”, isto é, onde os animais podem servir-se à vontade.