Bolieiro enaltece papel fundamental das filarmónicas

16 Julho 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, enalteceu o papel fundamental das bandas filarmónicas na dinamização cultural do concelho e felicitou-as pela “resiliência, talento e identidade cultural que representam”.
“A juventude precisa de oportunidade para a descoberta de talento e as filarmónicas ajudam a potenciar o mesmo”, acrescentou o edil no IX Grande Festival de Bandas de Música dos Fenais da Luz.
O Presidente afirmou, por isso, o gosto do Município de Ponta Delgada em apoiar o evento bienal que contou, na edição de 2018, com a participação de oito filarmónicas, abrangendo mais de 500 músicos, numa organização do Centro Social e Paroquial dos Fenais da Luz.
“Esta é uma oportunidade de reunião, confraternização e encontro de talentos para exposição de novas virtualidades musicais”, explicou, destacando a importância do intercâmbio cultural que, neste evento, envolveu Açores e continente, com a participação da Banda de Música de Sendim, concelho de Tabuaço, distrito de Viseu.
Atendendo à importância cultural e formativa das filarmónicas, José Manuel Bolieiro afirmou ser necessário  aperfeiçoar e valorizar ainda mais o Grande Festival de Bandas de Música dos Fenais da Luz.
O evento teve lugar no fim de semana, com karaoke, animação com pula-pulas, pinturas faciais, zumba, karaoke e a atuação da Banda.com.
No domingo, antes do início do festival, decorreu o desfile das filarmónicas e da Charanga dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.
O Festival de Bandas de Música dos Fenais da Luz contou com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada que, assim, dá corpo à sua política de descentralização cultural.