Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Bolieiro participa nas Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra

Balan o fdes 1 1024 2500
12 Julho 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, é convidado das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, a maior manifestação cultural açoriana na diáspora, que decorre em Fall River no final do mês de agosto.
O convite, endereçado pelo Presidente da Comissão das Grandes Festas, João Medeiros, foi recebido pelo edil com agrado e responsabilidade, atendendo ao seu caráter simbólico. “O valor simbólico da aceitação do convite e a participação nestas Grandes Festas tem muito a ver com a ligação afetuosa à diáspora e à realização desta tradição em território estrangeiro e com a nossa gente”, expressou.
O autarca retribuiu com o convite permanente de em todas as Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada estar convidada a Comissão das Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra.
Ponta Delgada vai apresentar-se na cidade-irmã de Fall River, “nossa pátria em matéria de tradição e em matéria de alma”, com uma exposição, reveladora da modernização e qualificação de Ponta Delgada e do seu seu potencial como destino turístico.
O anúncio foi feito pelo Presidente durante a Ceia dos Criadores das XV Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, que tiveram lugar no passado fim de semana, reunindo as mordomias de todo o concelho de Ponta Delgada e mobilizando milhares de pessoas.
José Manuel Bolieiro reafirmou que o povo é o protagonista das Grandes Festas do Divino Espírito Santo do Concelho de Ponta Delgada e as mordomias das 24 freguesias dão conteúdo a esse protagonismo liderado pelas pessoas e com a organização do Município de Ponta Delgada.
Acrescentou que, no balanço de mais uma edição, “sentimos o entusiasmo e a gratidão pelo facto de as nossas Grandes Festas voltarem a cumprir a vontade do povo e a respeitar a sua tradição”, o que só foi possível com a adesão das mordomias e das Juntas de Freguesia, de associações e empresas, de voluntários e colaboradores municipais. “A todos e a cada um, a honra e o agradecimento pela colaboração e solidariedade que prestigiam o nosso povo e dignificam as Grandes Festas que são símbolo da nossa açorianidade”, agradeceu o autarca.
O edil, perante uma sala repleta dos doadores e voluntários, traçou um balanço positivo das festas, destacando o upgrade das mesmas, quer pela mobilização, quer pela qualidade organizativa, que primou por ser mais racional e eficiente, dando como exemplo a partilha das sopas (com maior disciplina e rotatividade) e o Cortejo Etnográfico (proibição este ano de servir bebidas alcoólicas, dignificando evento).
Congratulou-se com os sucessivos elogios às festas, mas reconheceu ser sempre possível aperfeiçoar alguns aspetos para ir ao encontro das expectativas dos locais e dos turistas oriundos das outras ilhas, do continente e o estrangeiro e das exigências dos novos tempos.
Em nome do Município de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro agradeceu a todas as pessoas e organizações que contribuíram solidariamente para a realização das XV Grandes Festas do Divino Espírito Santo do Concelho de Ponta Delgada, designadamente: Juntas de Freguesia e Mordomias do concelho de Ponta Delgada, Associação Agrícola de São Miguel, Paróquia de São Sebastião, ARDE, Organizações Diogo, Grupo Bensaúde - Insco, Unileite, Boxlines, O Italiano, Salsiçor, Lotaçor, ANA – Aeroportos de Portugal, grupos de Senhoras dos Fenais da Luz, Feteiras e Relva, comerciantes do Mercado da Graça, Centros de Convívio de Idosos de Ponta Delgada, Conservatório Regional de Ponta Delgada, Confraria de Gastrónomos dos Açores, Coral de São José, Associação Guias de Portugal, Corpo Nacional de Escutas, Associação Escoteiros de Portugal, Jovens Caminhantes da Saúde (Arrifes), Ourivesaria Martins do Vale, Padaria Farias, Grupo WOP, Carlos Costa, associações e grupos sociais e culturais, órgãos de comunicação social, voluntários a título individual, colaboradores voluntários da Câmara Municipal de Ponta Delgada e a todas as pessoas participantes nas Grandes Festas do Divino Espírito Santo do Concelho.
As Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada 2019 têm lugar de 11 a 14 de julho.