“Os Suspeitos do Costume” limparam a praia das Milícias

lixo
12 Julho 2018

Cinco colaboradores da Câmara Municipal de Ponta Delgada e oito elementos da Associação Alternativa - Associação Contra as Dependências participaram, no final de junho na atividade “Os Suspeitos do Costume, do Rio ao Mar sem lixo”, que se realizou na Praia das Milícias.
Foram recolhidos os resíduos numa extensão de praia de 100 metros de cumprimento e 50 metros de largura.
Durante duas horas, foi feita a recolha de 9,32 kg de resíduos, tendo sido elaborado o cartaz com os 10 resíduos mais encontrados , respetivamente beatas de cigarros, fragmentos de plástico, paus de chupa chupa, tampas de plástico, palhinhas, discos K3, cordel, latas de bebida, sacos de plástico e paus de madeira.
Entretanto, já este mês, mais precisamente a 6 de junho, a Câmara de Ponta Delgada, em parceria com a ASISM - Associação de Surdos da Ilha de São Miguel, levou a cabo a atividade “Limpa a Orla Costeira - Ajuda o Mar desta maneira!”.
A atividade contou com a presença de sete elementos e tem como grandes objetivos sensibilizar para a preservação e conservação da orla costeira, identificar o tipo de resíduos presentes na orla costeira e sensibilizar para a importância das boas práticas, bem como para a preservação e conservação da orla costeira, valorização do habitat terrestre e marinho.
Antes da atividade foi feito o esclarecimento ao grupo sobre a importância da atividade e o tempo de decomposição dos resíduos.
Os resíduos encontrados foram pesados e encaminhados para destino final adequado. Eram, maioritariamente, beatas de cigarros, plásticos, papéis e vidros. No total foram recolhidos 4,24 kg de resíduos no período de uma hora.
As duas atividades estão inseridas no Programa Bandeira Azul 2018.