Câmara Municipal disponível para apoiar iniciativas que valorizem oferta turística no concelho

10 Julho 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, reiterou a disponibilidade do Município em apoiar iniciativas que promovam a cultura local e valorizem a oferta turística no concelho.
O edil acrescentou que “a cidade é do concelho e não o concelho da cidade” e destacou a constante preocupação e inerente implementação de políticas municipais que contribuam para a valorização do concelho no seu todo, nomeadamente no que diz respeito à oferta cultural e turística.
Assim, e o âmbito da política de descentralização cultural do Município, foi assinado ontem o Protocolo de Cooperação e Dinamização Cultural entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a ACF- Associação Cultural e Recreativa do Núcleo Museológico dos Fenais da Luz, que tem como escopo o resgate, preservação e valorização da cultura popular e etnográfica o que faz, designadamente, com a gestão e dinamização do Núcleo Museológico dos Fenais da Luz.
Com esta parceria a Câmara Municipal assegura a promoção da cultura e da educação e a ocupação dos tempos livres.
O Núcleo Museológico dos Fenais da Luz apresenta-se como um polo dinâmico, transmissor da identidade e afirmação da cultura da freguesia dos Fenais da Luz, registando a memória dos ofícios da lavoura, da vindima, da pesca, mas também do ambiente social típico que o Núcleo Museológico preserva em espaço de exposição do modo de viver açoriano com interesse comunitário e turístico.
Ademais, nas suas oficinas de artesanato e restauro tem ocupado jovens na formação de ofícios artesanais.
O Núcleo Museológico dos Fenais da Luz está aberto de segunda a sexta-feira, entre as  09h00 e as 12h30 e, no período da tarde, entre as 13h30 e as 17h00. As visitas fora deste horário carecem de marcação prévia.
O protocolo de cooperação assinado por José Manuel Bolieiro e Vitor Manuel Carvalho Dias diz respeito a 2018 e prevê a transferência de cinco mil e seiscentos euros do Município de Ponta Delgada para a ACF- Associação Cultural e Recreativa do Núcleo Museológico dos Fenais da Luz.