Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Bolieiro realça importância da Escola para a educação ambiental

Bolieiro realça importância da Escola para a educação ambiental
15 Junho 2018


A Câmara Municipal de Ponta Delgada atribuiu, no âmbito do projeto “Agir para Prevenir”, um certificado de boas práticas de separação de resíduos a doze escolas do concelho.
Na cerimónia de entrega dos certificados, o Presidente da Câmara Municipal congratulou-se com a adesão  ao projeto e com o mérito alcançado pelas escolas distinguidas e realçou a importância da Escola na educação ambiental, sensibilizando as instituições de ensino para o seu papel enquanto “embaixadoras” de ideias como a importância das boas práticas de separação de resíduos.
José Manuel Bolieiro lamentou o facto de Ponta Delgada ser dos concelhos com maior investimento investido público na área da “salubridade, limpeza e higiene das cidades” e apelou a que a população tenha um comportamento mais “urbano”, “no sentido do respeito por aquilo que é público e por quem vai fruir de um espaço que é de todos, a seguir a si próprio”.
O edil também anunciou a intenção de alocar, no atual mandato, mais meios financeiros para procurar aperfeiçoar o circuito de recolha de lixo, a regularidade de recolha e a separação.
“Se evitássemos fazer depósito na estação de tratamento de resíduos e não pagássemos o que pagamos hoje – 1 milhão e 200 mil euros anuais - por este depósito de resíduos indiferenciados e as pessoas fizessem separação  e de forma cívica, podíamos reduzir as taxas”, explicou o Presidente.
O projeto piloto de monitorização de resíduos "Agir para Prevenir" arrancou em dezembro e foi desenvolvido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, através da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos do Município.
Abrangeu quinze Escolas Básicas, Secundárias e Profissionais do Concelho, e surgiu no sentido de identificar e potenciar as práticas de triagem/separação de resíduos urbanos nestes estabelecimentos de ensino.
Educar e sensibilizar para a importância da correta separação dos resíduos urbanos nas escolas de modo a  permitir a recuperação do valor dos resíduos produzidos foi a premissa que esteve na base de toda esta ação que incluiu três fases: a fase de diagnóstico, a fase de ação e a fase de avaliação.
O certificado de boas práticas de separação de resíduos foi atribuído às escolas que cumpriram positivamente vários critérios de avaliação, dos quais se destaca as boas condições de acondicionamento dos resíduos de embalagem e dos resíduos indiferenciados e o correto depósito dos resíduos de embalagem de vidro, papel e cartão, plástico e metal nos contentores/sacos correspondentes.
Foram elas o Colégio do Castanheiro, a Escola Básica Integrada de Arrifes, a Escola Básica Integrada Canto da Maia, a Escola Integrada de Capelas, a Escola Básica Integrada de Ginetes, Escola Básica Integrada Roberto Ivens, Escola de Formação Turística e Hotelaria, Escola Profissional Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Escola Profissional de Capelas, EPROSEC - Escola Profissional do Sindicato de Escritório e Comércio, Escola Secundária Domingos Rebelo e Escola Secundária das Laranjeiras.