Bolieiro defende aproximação da sociedade à Escola com vista a uma cidadania mais ativa

13 Junho 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada defende uma relação mais estreita entre a sociedade e a Escola, com vista à criação de sinergias que incrementem o conhecimento e a cidadania.
“Trazer a vida que está lá fora para a Escola é ajudar a formar o caráter e a personalidade dos alunos com um sentido cívico mais elevado”, afirmou José Manuel Bolieiro na cerimónia de promoção a Cadete Graduado, que teve lugar, esta manhã, no Colégio do Castanheiro.
Para o edil “a verdadeira aprendizagem faz-se com a aquisição do conhecimento através dos livros e dos manuais, mas também com uma participação de cidadania”.
Uma ideia que, a seu ver, é bem interpretada pelo Colégio do Castanheiro, instituição que segue o lema “Melhor educação, melhor cidadania”, e que mereceu uma referência elogiosa por parte do Presidente.
O autarca congratulou-se com o sucesso da participação dos Cadetes, merecedor do “respeito das mais altas instituições locais e nacionais”, e  manifestou  o gosto em que outras escolas implementem o projeto Cadetes.
O Diretor do Conselho Pedagógico do Colégio do Castanheiro, João Miranda, por seu turno, agradeceu as palavras de apreço proferidas por José Manuel Bolieiro e assumiu a missão de ajudar a que outras escolas tenham o projeto Cadetes.
Os Cadetes são as associações de voluntariado cívico e patriótico que sustentam e animam as Escolas, os Colégios e os Clubes Cívicos, mediante protocolo a celebrar com a Marinha (Cadetes do Mar) e o Exército Português (Cadetes da Defesa).
Este protocolo foi celebrado pela primeira vez nos Açores, em setembro de 2017, no colégio do Castanheiro, tendo atuado no presente ano letivo ao nível dos Serviços de Saúde com o Esquadrilha Roberto Ivens e o Navio da República Portuguesa “Viana do Castelo”; e com as lanças Coronel Silva Leal e Francisco Borges da Silva, em Corrida e Orientação e História e Património, com o Regimento de Guarnição n.º 2 e Museu Militar dos Açores.
Na cerimónia de hoje, os Cadetes prestaram honras à Bandeira Nacional e procedeu-se à entrega dos Certificados de Cadete Graduado.
O Comandante da Zona Marítima dos Açores (Comodoro Valentim José Pires Antunes Rodrigues), o Comandante da Zona Militar dos Açores (Brigadeiro-General José Luís de Sousa Dias Gonçalves) e o representante do Comandado Operacional dos Açores Comandante Mateus também estiveram presentes.