Doze Escolas de Ponta Delgada recebem certificado de boas práticas de separação de resíduos já esta sexta-feira

13 Junho 2018

A Câmara Municipal de Ponta Delgada desenvolveu um projeto de monitorização de resíduos, intitulado "Agir para Prevenir", que termina, no próximo dia 15 de junho, pelas 17h00, no Salão Nobre, com a entrega de placas e certificados a doze escolas do Concelho, que comprovaram cumprir as medidas de boas práticas de separação de resíduos.
O projeto "Agir para Prevenir" teve início em dezembro de 2017, abrangeu 15 Escolas Básicas, Secundárias e Profissionais de Ponta Delgada, e surgiu no sentido de identificar e potenciar as práticas de triagem/separação de resíduos urbanos nestes estabelecimentos de ensino.
Educar e sensibilizar para a importância da correta separação dos resíduos urbanos nas escolas de modo a permitir a recuperação do valor dos resíduos produzidos, foi a premissa que esteve na base de toda esta ação que incluiu três fases: a fase de diagnóstico, a fase de ação e a fase de avaliação.
O certificado de boas práticas de separação de resíduos será atribuído às escolas que cumpriram positivamente vários critérios de avaliação, dos quais se destacam as boas condições de acondicionamento dos resíduos de embalagem e dos resíduos indiferenciados e o correto depósito dos resíduos de embalagem de vidro, papel e cartão, plástico e metal nos contentores/sacos correspondentes.