Bolieiro reconhece contributo essencial das associações solidárias para a sociedade

12 Junho 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, reconheceu “o contributo essencial das associações solidárias para com os que mais fragilizados na nossa sociedade se sentem e precisam de apoio e de referências afetivas”.
O edil, na sessão de abertura das III Jornadas de Intervenção nas Demências – Contextos e Práticas, a decorrer na Universidade dos Açores hoje e amanhã, numa iniciativa da Alza – Associação Alzheimer Açores, afirmou que, “para uma verdadeira integração, não basta o apoio institucional público financeiro ou de caráter económico no seu geral”. “É preciso uma solidariedade onde o afeto se aproxima da intervenção técnica e da intervenção de apoio afetuoso com meios e profissionais qualificados”, defendeu.
O Presidente enalteceu o trabalho da Alza e de todas as instituições do concelho e da Região “que se prestam a estar ao lado de quem precisa, a reivindicar para dar, a juntar para repartir, ajudando não só as pessoas fragilizadas da nossa sociedade, mas sobretudo as  suas famílias”.
“Importa acrescentar à cidadania e ao catálogo dos direitos e deveres, a importância dos afetos e da proximidade”, complementou José Manuel Bolieiro.
O Autarca de Ponta Delgada felicitou a Alza, na pessoa da sua presidente, Berta Couto, pela organização das III Jornadas de Intervenção nas Demências – Contextos e Práticas.
Em debate vão estar a Gerontologia Ambiental, Jardins Terapêuticos, Artes e Demência e Musicoterapia. São palestrantes Habid Chaudhury da Universidade de Vancouver, Karin Palmlof dos Jardins Terapêuticos Palmlof em Madrid, Ana Costa da Santa Casa da Misericórdia de Gaia e Leticia Dionizio da Alza.