Noites de Verão começam sexta-feira

11 Junho 2018

As Noites de Verão de Ponta Delgada arrancam esta sexta-feira, 15 de junho. Até 16 de setembro, estão previstos sessenta e seis dias de animação no centro histórico da cidade, com mais de uma centena de eventos, distribuídos por seis palcos distintos.
O programa foi apresentado ao início da tarde de hoje pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
José Manuel Bolieiro destacou o sucesso da iniciativa da Câmara Municipal, que pretende contribuir para a dinamização do comércio local, em especial do setor da restauração,  para a valorização dos talentos locais e para o reforço da atratividade de Ponta Delgada como destino turístico.
“Ao longo desta configuração nós conseguimos ter uma dinamização comercial, de restauração, bares e similares como nunca vista”, afirmou o edil, renovando o convite para que os comerciantes integrem “este espírito, valorizando a sua própria capacidade de negócio e de prestação de serviço”.
A ação da governança local do Município de Ponta Delgada representa um investimento financeiro de 150 mil euros que é também um investimento na Cultura e  e no Turismo e uma aposta na valorização do que é endógeno.
O programa das Noites de Verão privilegia os artistas, grupos e bandas micaelenses “dando-lhes palco para exibirem e ganharem competências” perante quem vive, mas também quem visita a cidade.
“Uma cidade com qualidade de serviços e talentos e com uma atividade cultural, recreativa e performativa creio que consegue alcançar, como destino turístico, patamares do melhor que há na Europa. E Ponta Delgada quer ser uma cidade competitiva no contexto europeu”, sustentou o Presidente, em jeito de desafio e lembrando que a festa é feita por todos e para todos.
Para José Manuel Bolieiro importa que Ponta Delgada e os Açores não sejam só um destino para contemplação da natureza, mas para uma “estada prazerosa e que permita ganhar experiências com vontade de regresso”, sendo que as Noites de Verão, a seu ver, “acrescentam prestigio à cidade de Ponta Delgada e aos Açores e reforçam a sua notoriedade”.
As Noites de Verão têm lugar de quarta-feira a domingo, entre as 19h30 e as 02h00, com vários palcos: Praça do Município, Praça Gonçalo Velho Cabral, Campo de São Francisco, Largo da Igreja do Colégio dos Jesuítas, Alto da Mãe de Deus e Largo da Matriz.
O cartaz, eclético, destina-se a todos as idades e aos mais variados gostos, versando as distintas expressões artísticas. Estão previstas 12 animações infantis, 17 animações itinerantes, 43 concertos, 14 atuações, 2 espetáculos de dança, 5 festivais e ainda a II Festa do Livro, a White Friday e a PDL White Ocean, conforme anunciou a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Duarte.
O vasto programa está disponível sob a forma de agenda cultural bilingue (Português e Inglês), num instrumento de fácil consulta e transporte, e que também será distribuído em formato digital.

Programação do próximo fim de semana
As Noites de Verão começam esta sexta-feira, 15 de junho, às 21h00, com o Desfile da Charanga da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada pelo centro histórico e parada na Praça do Município. Prossegue, às 22h00, com o concerto na Praça do Município de Musik’Alma.
No sábado, haverá animação infantil no Lado Norte do Largo da Matriz com os pula-pulas, entre as 20h00 e as 24h00. A animação musical estará a cargo do AR Quinteto, da associação cultural Quadrivium, também na Praça do Município, com concerto marcado para as 22h00.
No domingo, às 22h00, a Praça do Município será palco da atuação dos Tunídeos – Tuna Masculina da Universidade dos Açores.