“Serralves em Festa” patente no Largo da Matriz até ao final do mês

08 Junho 2018

A exposição “Serralves em Festa”, organizada pela AFAA – Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Fundação de Serralves, foi inaugurada ontem, podendo ser apreciada até 28 de junho no Largo Sul da Matriz.
Com curadoria de Filipa Loureiro (Fundação de Serralves), é composta por 24 fotografias captadas na edição do ano passado de Serralves em Festa, por 8 fotógrafos.
Da inerente diversidade de pretensões fotográficas  resultaram impressões distintas sobre temas tão díspares como paisagem, retrato, auto representação, o corpo e a sua relação com o espaço envolvente.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, esta exposição é mais uma evidência do sucesso das parcerias da Câmara Municipal de Ponta Delgada com a Fundação de Serralves, que tem trazido “enorme vantagem para a mobilidade cultural e artística entre Ponta Delgada e o Porto”, e com a AFAA.
Jorge Kol de Carvalho, na inauguração da exposição, afirmou que esta mostra é uma forma de trazer Serralves em Festa a Ponta Delgada.
O presidente da AFAA congratulou-se com a oportunidade de os fotógrafos, ao abrigo da parceria da Câmara com Serralves, terem participado no evento que conta com mais de 50 horas de animação, fotografá-lo e ainda expor.
Na recolha participaram oito fotógrafos, tendo sido submetidas a apreciação de um júri criado para o efeito 40 imagens, das quais 24 ficaram selecionadas para a presente exposição.
Ana Bela Correia, Cecília Preto, Gabi Pontes, Jorge Kol de Carvalho, José Franco, José Maria Sousa, Paulo Balreira e Pedro Mota Preto são os autores das fotografias que integram a exposição de rua.
A AFAA - Associação de fotógrafos Amadores de Ponta Delgada tem vindo a desenvolver no domínio das suas orientações e diretrizes, atividades que promovem a fotografia e fomentam a sua divulgação.