Câmara disponível para apoiar iniciativas que elevem Cultura e fomentem aprendizagem

07 Junho 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada reiterou a disponibilidade para apoiar iniciativas que elevem a Cultura açoriana e que se apresentem como uma oportunidade de aprendizagem.
A revista “Povos e Culturas – A Ilha em Nós”,  lançada ontem no Salão Nobre dos Paços do Concelho com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada e com apresentação de Maria do Céu Fraga Amaral, é para José Manuel Bolieiro um exemplo.
“Estamos perante um ato de identidade e de Cultura para os Açores e para toda a identidade cultural de Portugal”, congratulou-se o edil, sustentando que “os Açores, os açorianos têm na Cultura, no pensamento, nos talentos uma expressão que está muito para além da sua dimensão”.
Os açorianos, que “têm origem numa ilha e como horizonte o universo”, têm-se destacado pela excelência da sua intervenção em áreas como política, literatura, poética, artes plásticas, pensamento”, enalteceu o Presidente perante uma audiência atenta.
“Povos e Culturas – A Ilha em Nós” é uma revista com mais de 500 páginas que agrega artigos de mais de 63 autores.
Está dividida em cinco secções, num estrutura idealizada por Onésimo Teotónio Almeida, com títulos insinuantes: “Ser ilhéu é condição?”, “Pelo mundo fora com a ilha às costas”, “Insularidade, Uma Identidade Oceânica”, “História – O Peso da Geografia” e “Reconfigurações literárias da Ilha”.
Povos e Culturas, do Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica Portuguesa, e com direção de Artur Teodoro de Matos e Roberto Carneiro, procura dar resposta a “O que fomos. Quem somos. Para onde vamos”. A Ilha em Nós perpassa o sentimento de açorianidade.
No lançamento da revista, os diretores da revista agradeceram o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada e a “dignidade e o brio” que a autarquia imprimiu à sessão.