“É um orgulho afirmar que em Ponta Delgada temos um campeão mundial”

06 Junho 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada afirmou estar orgulhoso e grato com os resultados alcançados por Tomás Amaral e Leonor Januário, atletas do Clube de Atividades Gímnicas de Ponta Delgada, no Campeonato do Mundo de Ginástica Aeróbica.
“O Município está orgulhoso e grato pelo mérito  do Tomás e da Leonor, do Clube e da treinadora Alexandra Barroso, pela distinção universal e pelo destaque que a mesma dá a Ponta Delgada, aos Açores e a Portugal”, expressou José Manuel Bolieiro.
O edil recebeu esta manhã os jovens ginastas, acompanhados pelos pais e pela treinadora, num momento “respeitoso e de reconhecimento”, que convidou a  “olhar para trás com orgulho e para a frente com enorme ambição”.
“Passado, porque o sucesso alcançado é resultado do talento, do trabalho e da competência dos atletas, da treinadora e do envolvimento familiar. Futuro, porque depois de demonstrar este nível de excelência importa assegurar a oportunidade de continuidade e progresso e assumir responsabilidades pessoais e institucionais”, sustentou o Presidente.
Bolieiro defendeu melhores condições, em termos de instalações e meios, para o Clube de Atividades Gímnicas de Ponta Delgada, e lembrou que o Município - com a  cedência do terreno para criar espaço com melhores condições - já deu um importante contributo.
“Se o que alcançaram foi com poucas condições podemos imaginar com ambição que com melhores condições é possível  consolidar os bons  resultados e até elevar o índice de competência e de resultados positivos”, rematou o edil, reiterando a disponibilidade do elenco camarário para dar “força e estímulo” para melhorar as condições logísticas e de funcionamento do Clube.
O Presidente, que fez uma visita guiada aos jovens atletas pelo seu Gabinete e pelo Salão Nobre, com referências históricas, sociais e culturais, enalteceu o mérito do Tomás e da Leonor e a importância das suas conquistas, afirmando estar certo de que todos os pontadelgadenses, açorianos e portugueses sentem orgulho neles.
“ A missão pública é estar ao serviço do seu povo; mas a missão pública também fica grata quando o seu povo  dá de si o melhor que tem para honrar e dignificar o nome do próprio povo”,  aludiu, convicto de que “quem se distingue no plano municipal, regional nacional e mundial deu de si o seu melhor e com isso  honrou e dignificou a história, neste caso no campo desportivo”.
José Manuel Bolieiro, na receção desta manhã, fez-se acompanhar pelos vereadores da Câmara Municipal e membros do seu Gabinete.
Na ocasião, os jovens atletas e a treinadora Alexandra Barroso manifestaram o seu reconhecimento pelo apoio da Câmara Municipal e por mais este gesto simbólico.
A 27 de maio, Tomás Amaral sagrou-se Campeão Mundial de Ginástica Aeróbica, sendo o primeiro português a conquistar uma medalha nos mundiais de ginástica aeróbica.
Venceu a Competição Mundial Por Grupos de Idade de Ginástica Aeróbica, na categoria Individual Masculino, no escalão Juvenil, e classificou-se em terceiro lugar na categoria Par Mistos com Leonor Januário.