Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Bolieiro dá nota positiva ao Núcleo de Biologia da UAÇ

Bolieiro dá nota positiva ao Núcleo de Biologia da UAÇ
25 Maio 2018

A sessão de abertura do debate sobre "Viabilidade da Aquacultura nos Açores", que decorreu hoje, na Universidade dos Açores, foi promovida pelo Núcleo de Estudantes de Biologia e contou com a presença do Presidente de Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro.
Na ocasião, o Presidente do maior Município dos Açores deu “nota positiva ao Núcleo de Biologia, pela temática escolhida para este debate e pelo honroso convite dirigido à Câmara de Ponta Delgada. É fundamental que a Cidade faça parte da Universidade e que a Universidade sinta a cidade como sua”.
“Enquanto edil do Município de Ponta Delgada e político, não posso marcar com indiferença esta iniciativa que trará uma nova consciencialização, não só ao meio académico, mas também a todos os Stakeholders ligados à matéria, sobre a viabilidade e potencialidade da Aquacultura nos Açores”, reforçou o Presidente da Autarquia.
José Manuel Bolieiro aproveitou ainda estimular estes jovens a continuar a desenvolver este tipo de projetos e pediu que lhe fossem disponibilizadas as conclusões deste evento: “Não desistam, mantendo a máxima resiliência, mesmo que não haja numa primeira fase uma grande mobilização seja da sociedade ou dos meios mediáticos. Este exercício persistente e de reflexão é vantajoso para a nossa economia e para a nossa sociedade política, enquanto decisores”.
A Vice-Reitora da Universidade dos Açores, Maria Gabriela Queiroz, também esteve presente na sessão de abertura deste debate, em representação do reitor desta instituição, e à semelhança do Presidente do Município de Ponta Delgada também destacou a pertinência este debate, referindo que “a Aquacultura é uma área de valor económico que está ainda a dar os primeiros passos em Portugal, mas que já provou ser uma boa aposta para a redução da pesca intensiva e de muitos outros males existentes no meio marinho”.
Neste sentido, com esta iniciativa, pretende-se não só compreender como será possível inserir a Aquacultura nos mares e nos terrenos dos Açores, como também qual será a sua viabilidade, tendo em conta as opiniões de especialistas de diversas áreas de gestão e conhecimento.