Câmara define ações a desenvolver na Rocha Relva no âmbito do projeto Eco-tur

Rocha_da_Relva1
Rocha_da_Relva2
23 Maio 2018

O Grupo de Ação Local (GAL) do projeto Eco-tur já definiu, em reunião realizada na Junta de Freguesia da Relva, as ações a desenvolver num dos mais emblemáticos espaços do património natural de Ponta Delgada - a Rocha da Relva.
Esta terça feira, depois da descida à Rocha da Relva, que contou com a participação da Vereadora Maria José Lemos Duarte, procedeu-se à realização da referida reunião que definiu o plano de ação local, a divulgar no III Encontro de Sócios, que irá decorrer nos dias 30 e 31 de maio, na Ilha de Santo Antão. Neste encontro, estarão presentes a Vereadora Maria José Lemos Duarte, em representação do Presidente José Manuel Bolieiro, e a Assessora para Turismo da autarquia, Rosa Costa, que apresentará o Plano de ação local.
Na reunião, realizada na Junta da Relva, participaram as várias entidades que estão envolvidas neste projeto como a Coordenadora Técnica Projeto Ecotur (Rosa Costa), os técnicos da autarquia, o Presidente da Junta da Relva (Pedro Melo), a Escola de Violas da Relva (Humberto Soares), a Associação Amigos da Rocha da Relva (Aníbal Raposo), o Grupo de Folclore da Relva (João Medeiros), a Geopark Açores (João Carlos Nunes) e a Associação Desnível (Paulo Pacheco).
Desta forma, ficou definido o estudo dos aspetos histórico-culturais, geológicos, da fauna e flora da Fajã da Rocha da Relva, coordenado pela Vereadora Maria José Duarte, que tutela as área do turismo e orienta o Grupo de Ação Local do Projeto Eco-Tur com o apoio de Rosa Costa e Paulo Couto.
Nesta reunião de trabalho, foram também selecionados os pontos de interesse geológico, histórico-cultural e da fauna e flora, de relevo, nesta fajã. Os primeiros serão demarcados com postes do Geopark em cada local que exibirão “Qrcodes” que permitirão o acesso à plataforma do Geopark para consulta de informações. Os segundos constarão da App de Turismo que está a ser desenvolvida para o concelho que, depois de descarregada nos smartphones, permitirá informar os utentes do trilho sobre as informações selecionadas e mais algum conteúdo, caso o utente pretenda. Todas as informações desta iniciativa serão disponibilizadas no site da Câmara, no da Junta de Freguesia da Relva e no site do projeto Eco-tur. Haverá ainda uma seleção global de informação e recolha de fotografias antigas para exibição na casa de apoio que consta do projeto.
A próxima ação a desenvolver centra-se na marcação de uma visita de campo com todos os intervenientes para seleção de fotografias para a exposição na casa de apoio por parte da Junta de Freguesia.
Por outro lado, uma das paredes desta importante fajã de Ponta Delgada, vai ser equipada para escalada e rapel.
Serão preparados pontos de ancoragem na parede definida para o efeito e haverá, posteriormente, uma divulgação, junto do tecido empresarial do turismo e aos locais.
Anualmente, serão desenvolvidas várias ações, entre as quais a valorização do programa das festas por ocasião da celebração do feriado nacional religioso do 15 de Agosto – Assunção de Nossa Senhora.
O programa vai iniciar-se com a atuação do Grupo Folclórico da Relva no Parque de Estacionamento que antecede o início da descida do trilho. De seguida, o Grupo de Escoteiros Grupo de Escoteiros 193 da Relva orientará os visitantes no trilho da Rocha da Relva até ao altar de Nossa Senhora dos Anjos, onde será realizada a tradicional missa ao ar livre. Os participantes poderão, depois, desfrutar do resto do passeio nas várias zonas de lazer disponíveis ou a participar nos concursos de pesca na rocha e de pesca submarina. No final do concurso, terá lugar a entrega de prémios.
Em cada ano, atuarão grupos diferentes, promovendo-se também a atuação da Escola de Violas da Terra, Filarmónica Nossa Senhora das Neves e outras coletividades artísticas, como o Clube de Atividades Gímnicas de Ponta Delgada, sediado na Freguesia da Relva.
Entretanto, a Junta da Relva vai disponibilizar os troféus dos dois concursos e agendar com o Grupo Folclórico a hora da atuação e aferir as necessidades logísticas da atuação no parque de estacionamento.
Serão, por outro lado, organizadas provas de trail-run, realizando-se, para tal, contactos com organizações desportivas para a organização das provas. As juntas de Freguesia da Relva e Ferteiras, bem com a Câmara, fornecerão o apoio logístico definido para o efeito.
Salienta-se, ainda, que a Junta da Relva vai contactar com a organização desportiva “Os Morcegos” para aferir a calendarização do evento, que será articulado também com a Junta das Feteiras.
Será, também, organizado um passeio pedestre anual para 100 participantes, no âmbito do programa Ponta Delgada Saudável. O passeio será acompanhado pelo Grupo de Escoteiros Grupo de Escoteiros 193, que ajudará na interpretação do trilho e a garantir a circulação segura dos participantes.
Do plano faz também parte outro passeio pedestre anual no âmbito da parceria com o Geopark Açores que estará integrado no programa da Semana Europeia dos Geoparks a realizar entre a última semana do mês de maio e a primeira semana de junho. No passeio aberto a residentes e turistas, mediante inscrição, será feita a interpretação histórico-cultural, geológica, da fauna e flora da Fajã da Rocha da Relva. Para além, disso promover-se-à uma experiência de iniciação à escalada na parede equipada para esse efeito, para quem queira participar.