Bandeira nacional hasteada nas Portas da Cidade no Dia de Portugal

18 Maio 2018

As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas terão lugar na Cidade de Ponta Delgada, numa organização tripartida entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada, o Governo regional dos Açores e a Presidência da República.
A maior cidade dos Açores vai ser palco de várias cerimónias e espetáculos alusivos à data, com destaque para a Cerimónia Militar do Içar da Bandeira Nacional nas Portas da Cidade. Num mastro de 12 metros vai ser erguida uma bandeira de 4 panos  oferecida pela Presidência da República e que ficará iluminada à noite.
Do Programa das Comemorações fazem parte outros seis eventos principais: Atividades Militares Complementares (Portas do Mar, de 7 a 12 de junho), Almoço oferecido pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada em honra do Presidente da República (Centro Municipal de Cultura), Apresentação de Cumprimentos do Corpo Diplomático (Palácio de Sant’Ana), Receção Comemorativa do Dia de Portugal (Palácio de Sant’Ana e Igreja de São José), Cerimónia Militar (a Parada e Desfile Militar decorrerão na Av. Infante D. Henrique em frente ao Campo de São Francisco) e a Cerimónia Militar do Arriar da Bandeira Nacional presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Ao início da tarde de hoje, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, o Secretário Regional Adjunto da Presidência, Berto Messias, e o Presidente da Comissão Organizadora do Dia de Portugal, Onésimo Teotónio de Almeida, assinaram o memorando de entendimento relativo à preparação e concretização do programa estabelecido para as Comemorações.
A Câmara Municipal vai, para o efeito, colocar à disposição da Presidência da República um vasto conjunto de meios humanos, técnicos e patrimoniais.
A autarquia também dará apoio ao nível da Segurança, Divulgação e Prestação de Serviços e Apoio Logístico.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por José Manuel Bolieiro, vai atribuir a “Chave de Honra do Município, a mais alta Distinção Honorifica Municipal, ao Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.
A decisão do executivo camarário prende-se com o facto de a cidade de Ponta Delgada ser este ano sede oficial da celebração nacional do Dia de Portugal e das Comunidades Portugueses (10 de junho).
Uma escolha do Presidente da República que honra e prestigia Ponta Delgada e que evidencia a exemplar relação, institucional e pessoal, que Marcelo Rebelo de Sousa mantém com a Região Autónoma dos Açores e, em especial, com o Município de Ponta Delgada.