Conselho Local de Educação toma posse

17 Maio 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada procedeu hoje à instalação do Conselho Local de Educação, órgão consultivo que será, por opção de José Manuel Bolieiro, presidido pela vereadora da Educação Maria José Duarte.
José Manuel Bolieiro afirmou o gosto em poder contar com a comunidade educativa na “reflexão, aconselhamento e apreciação crítica e sugestiva da política de educação seguida pelo Município”.
Participação democrática, pluralidade de opinião e concertação social são palavras de ordem na política do edil pontadelgadense que quer que o Conselho Local de Educação tenha, naturalmente, voz ativa na política educativa do concelho que diz diretamente respeito ao Poder Local, mas também na que é da responsabilidade da Região e do Estado.
O Presidente enalteceu a relação cordial que tem sido mantida entre o Município e o Conselho Local de Educação e, desejando a todos os membros um bom trabalho, considerou que “o pretérito foi bom, e o futuro pode ser melhor”
Na sessão, que teve lugar esta manhã no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente lembrou o manancial de iniciativas concretizadas e em curso por iniciativa direta do Município, no âmbito da política de parceria com a comunidade educativa, e  apelou à apreciação crítica do estado da educação em geral.
José Manuel Bolieiro lembrou que o Município tem adquirido e custeado a aquisição de livros que integram o Plano Nacional de Leitura para distribuição na Rede Municipal de Bibliotecas Escolar, favorecendo a comunidade educativas, mas também honrando e dignificando a política municipal.
A autarquia, que integra a  Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, o que confere à cidade um estatuto de “responsabilidades e oportunidades”, dispõe, também, do projeto Ler no Dia em que são disponibilizados nas escolas os jornais diários da Região, com vista à atualização de conhecimento, mas também à criação de hábitos de leitura.
Com vista à promoção do principio da meritocracia, e em estreita ligação com as escolas, a autarquia premeia os melhores alunos.
O Orçamento Participativo Escolar, que estimula a participação cívica e uma cidadania ativa, é outros dos projetos do Município que também assegura uma experiência universitária aos alunos que estão a concluir o secundário e oferece um programa de Ciência Divertida aos mais jovens.
O Conselho Local de Educação congrega mais de meia centena de personalidades representativas dos diversos estabelecimentos de ensino regular e profissional de Ponta Delgada, associações de estudantes e de pais, membros da Assembleia Municipal, presidentes de Junta, instituições de solidariedade social e representantes do movimento associativo desportivo.